Ogmo Santos abre processo seletivo de 600 vagas para trabalhadores portuários avulsos

Por Santa Portal em 27/10/2025 às 05:00

Divulgação/Ogmo
Divulgação/Ogmo

O Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos (Ogmo Santos) abrirá processo seletivo privado para inscrição de trabalhadores portuários avulsos no cadastro da entidade, representados pela categoria Capatazia/Sintraport. Serão 300 vagas imediatas e 300 vagas em lista de espera.

O edital para o processo seletivo privado para abertura de vagas poderá ser acessado no site. O período de inscrições começou na última quarta-feira (29) e será encerrado em 18 de novembro.

Este processo se tornou possível graças a assinatura de uma Convenção Coletiva de Trabalho entre o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e o Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários em Geral nas Administrações dos Portos e Terminais Privativos e Retroportos do Estado de São Paulo (Sintraport).

Todo o processo será organizado e conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (Idcap), instituição especializada na realização de processos seletivos privados e concursos públicos. Os candidatos, homens e mulheres, maiores de 18 anos, deverão ter o Ensino Fundamental completo, dentre outros pré-requisitos que serão divulgados no edital de abertura do certame.

“Este processo seletivo é a continuidade de um trabalho iniciado em 2022 com a publicação de edital para processo seletivo privado para abertura de vagas para a categoria de Consertadores, e posteriormente para as categorias do Bloco, Estiva e Capatazia/Sindogeesp. Com este novo processo seletivo terão sido abertas 880 vagas imediatas equivalente a um incremento de aproximadamente 20% do quadro total de trabalhadores portuários avulsos inscritos no Ogmo Santos”, menciona o diretor-executivo do Ogmo Santos, Evandro Schmidt Pause.

A exemplo dos processos anteriores, o processo seletivo privado para abertura de vagas no cadastro do Ogmo Santos para a categoria Capatazia/Sintraport terá várias etapas, sendo: prova objetiva, teste de avaliação física, teste de avaliação psicológica, apresentação de documentos e comprovação de requisitos para exercício da atividade, exame médico e curso de formação profissional do trabalho portuário.

A renda do trabalhador portuário avulso é variável e fruto das ofertas de trabalho, quantidade de períodos trabalhados por cada trabalhador em determinado mês, multiplicado pela remuneração paga por cada operador portuário para cada período, o que é definido nos Acordos Coletivos de Trabalho firmados entre o Sintraport e os Operadores Portuários do Porto de Santos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.