Nova temporada do Porto & Negócios é lançada a bordo de transatlântico
Por Santa Portal em 14/02/2025 às 20:28

A nova temporada do programa Porto & Negócios, da Santa Cecília TV, foi lançada nesta sexta-feira (14) durante um evento realizado a bordo do navio MSC Splendida. A iniciativa reuniu empresários e executivos do setor portuário para discutir os desafios e oportunidades do comércio exterior brasileiro.
O evento contou com uma palestra do economista Lucas Ferraz sobre a inserção internacional brasileira em tempos de reglobalização. “A questão do comércio exterior e a questão portuária são questões fundamentais. Precisamos de mais eficiência portuária. O Brasil precisa de mais logística e de mais infraestrutura de comércio exterior. É muito importante a gente trazer os temas para cá para que, junto com a comunidade portuária, a gente consiga pensar melhor sobre os desafios do Brasil”, afirmou Ferraz.
Os participantes ainda ressaltaram a relevância do programa na disseminação de informações sobre o setor. “Isso é ótimo para a imagem do Porto de Santos. Levar informações do porto para as residências e há também a questão acadêmica. O porto está precisando de sangue novo, precisa de talentos que estão nas universidades e nada melhor que um evento como esse chegar na ponta em que nem todos têm essa oportunidade”, disse Otávio Grottone, executivo de assuntos regulatórios da Eldorado.
“O programa é muito bom porque dá uma ótica muito mais especializada, muito mais técnica de um assunto que não é muito abordado e discutido. A televisão trazendo isso e os portais, naturalmente se consegue trazer uma especialidade para mais pessoas”, destacou Danilo Abbondanza, CEO da Modal GR, sobre a ótica que o programa proporciona.
Para Marcelo Schmidt, gerente geral da Stolthaven, o programa tem um papel educativo fundamental. “O programa é didático, explica com imagens e traz debates, ajuda a sociedade a entender melhor os gargalos que a gente enfrenta e também as oportunidades que a gente espera ver. Cada vez mais inovação da TV, do programa, trazendo novas pessoas e novos debates”.
“Essa aproximação, estar discutindo como o ambiente econômico comporta e como ele impacta a cidade, como impacta os negócios, ganha todo mundo e tem uma maior visibilidade e clareza de quais são os negócios e o que o porto de verdade gera e entrega pra comunidade”, afirmou Flávia Takafashi, diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Ricardo Arten, CEO do Porto Itapuá, reforçou a interdependência entre a cidade e o porto. “O porto faz parte da cidade e a cidade faz parte do porto. Um não vive sem o outro. Os cidadãos têm que ter na cabeça que se a gente não tem o porto, a gente não consegue desenvolver a cidade, o estado, a nação”, ressaltou.
“É muito bacana o programa porque a gente precisa fazer com que a comunidade portuária se junte e que a gente mostre o benefício que é quando a gente desenvolve o sistema”, disse Rafael Hipólito, CEO da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS).
Elber Justo, diretor-presidente da Mediterranean Shipping Brasil, destacou a importância da interlocução sobre o setor. “Como Santos é uma cidade portuária, uma cidade em que o porto está presente em quase todos os setores da economia, é muito importante a gente poder ter esse tipo de interlocução”.
“O comércio internacional é a mola propulsora, o desenvolvimento do país e do nosso setor portuário é um dos temas principais do nosso novo ano [de programa]”, finalizou Casemiro Tércio, diretor de assuntos portuários da TV Santa Cecília.