Lula e Tarcísio enaltecem parceria para 'tirar do papel' túnel Santos-Guarujá: 'Necessário e importante'
Por Rodrigo Martins em 02/02/2024 às 16:00
Os governos federal e estadual firmaram nesta sexta-feira (2) uma parceria para a construção do túnel entre Santos e Guarujá. A construção será executada por meio de parceria público-privada (PPP) e investimento de R$ 5,9 bilhões. Apesar do acordo ter sido confirmado pelas partes, a assinatura do documento foi adiada, por causa de detalhes burocráticos.
Esse acordo foi tratado como um “feito histórico” por todas as autoridades presentes ao evento de comemoração dos 132 anos do Porto de Santos, quando foi anunciado o projeto final que prevê a ligação seca entre as duas cidades.
A previsão da Autoridade Portuária de Santos é que o edital seja lançado no segundo semestre deste ano, para que as obras comecem em 2025. Os trabalhos devem ser concluídos no final de 2028 ou no início de 2029.
No lançamento do túnel, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre a obra e destacou a atenção dada pelo governo federal ao Porto de Santos.
“É por isso que tiramos o Porto de Santos da política de privatização. No nosso país, se estabeleceu uma narrativa da elite econômica de destruir a imagem do estado e do poder público. Vamos provar que este Porto, com sua autoridade portuária, vai fazer mais do que qualquer empresário faria”, discursou Lula
A ligação Santos-Guarujá é esperada por toda comunidade portuária e da Baixada Santista há quase 100 anos. Com esse projeto saindo do papel, o túnel deverá melhorar o fluxo de pedestres que transitam entre as duas cidades, além de permitir mais segurança às embarcações que escalam o Porto de Santos para realizar operações.
“A autoridade portuária vai fazer tanto ou mais do que qualquer entidade privada faria por esse porto. Se o estado for responsável, vai fazer o que tem de ser feito. Esse túnel é necessário. Por isso temos essa parceria com o governador do estado, para fazer essa obra que é tão necessária e importante”, explicou o presidente da República.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também celebrou o acordo.
“Estamos celebrando uma parceria para entregar à Baixada Santista algo que é desejado, pelos primeiros registros, há cem anos: o túnel Santos-Guarujá. Nós vamos tornar este sonho uma realidade e fazer esse túnel sair do papel. A gente está falando de cerca de R$ 6 bilhões em investimentos. Imaginem o que isto vai representar em ganho de tempo de viagem, produtividade, a quantidade de empregos gerados para trabalhadores que vão levar o sustento para casa. Está na hora, realmente, de celebrar o que é histórico. O que importa é enxergar o verdadeiro interesse público e que temos que fazer a diferença pelo cidadão”, afirmou Tarcísio.
Foto: Marcelo S. Camargo/Divulgação Governo do Estado de SP
Dia histórico
Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária, falou que o Porto de Santos é essencial para a economia nacional e para a segurança alimentar do planeta.
Além disso, Pomini disse que o anúncio vai propiciar uma melhor infraestrutura portuária e melhor logística.
“O acordo firmado revela a nobreza e a grandeza do nosso presidente e governador. A presença das autoridades destaca a importância e relevância do Porto de Santos.”
O projeto
A ligação seca entre Santos e Guarujá terá uma extensão total de 1,5 km, por meio de um túnel imerso de 870 metros, por baixo do canal portuário. O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, até Vicente de Carvalho, em Guarujá.
O empreendimento prevê uma ciclovia, passagem para pedestres e três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
O túnel será composto por seis módulos de concreto pré-modulado. Eles serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuação até o local onde o leito do canal será preparado. Assim, os módulos serão imersos, encaixados e fixados para concluir a estrutura.
De acordo com os responsáveis pela obra, o projeto terá grande impacto positivo no sistema viário dos municípios, principalmente na alta temporada. O túnel deverá reduzir o tempo de deslocamento entre as duas cidades em cerca de 50 minutos, desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.
A previsão é que o túnel, diariamente, beneficie cerca de 28 mil usuários do sistema de catraias e balsas – a estimativa é de redução de 70% da demanda da balsa da Ponta da Praia. Também vai garantir acesso mais rápido de caminhões aos dois terminais portuários, reduzindo em 53% a emissão veicular de dióxido de carbono.