Fundo Social de Santos recebe cadeiras de rodas montadas em ação de empresa portuária

Por Santa Portal em 15/11/2023 às 12:00

Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura de Santos
Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura de Santos

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos recebeu nove cadeiras de rodas da Brasil Terminal Portuário (BTP). A doação, feita na terça-feira (14), decorre de ação especial realizada pela empresa que, desta vez, não fez uma simples contribuição ao Município. As peças foram confeccionadas por gerentes e coordenadores da companhia que participaram de um treinamento de inclusão diferenciado.

Eles montaram os equipamentos em conjunto simulando possuírem dificuldades semelhantes a pessoas com deficiência. O evento marcou o final da 9ª edição do BTP para Todos, ação interna promovida pelo terminal portuário, explica o gerente de Recursos Humanos Claudio Luna Scalise.

“Esse é um treinamento de liderança inclusiva, em que através de um processo de aprendizagem, trabalhamos o respeito, o letramento, o acolhimento, a tratativa no dia a dia com as diferenças, não somente pessoas com deficiência, mas questão de etnia, gênero, enfim, todas as questões estão abrangidas”, analisa Claudio.

Segundo ele, o objetivo era que as lideranças parassem para analisar como cada pessoa pode contribuir com habilidades únicas e como a diversidade pode ser uma fonte de riqueza para a equipe, além de serem fatores-chave para o sucesso organizacional.

“Foi um trabalho também de se colocar no lugar do outro justamente para entender que deficiência não é sinônimo de incompetência. As competências são complementares. Todos nós temos competências totalmente diferentes um do outro. E se você tem no seu time essas competências complementares, você consegue melhorar o resultado, a entrega, a produtividade e o clima organizacional é outro”, diz o gerente de RG da empresa.

A motivação e o resultado do trabalho da lideranças da companhia impressionou a coordenadora de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiência, ligada à Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Cristiane Zamari. Ela destacou a importância de atuações deste nível para o Município e espera que possa servir de inspiração para outras organizações.

“Essas cadeiras de rodas vão ser distribuídas para muitas pessoas que não tinham a menor chance de mobilidade urbana e até de acessar os serviços da Prefeitura. Para nós, é muito enriquecedor estar em parceria com empresas como a BTP. Ficamos felizes de saber que isso acontece na nossa Cidade e que eles também extrapolam a cota para pessoas com deficiência na empresa e, com certeza, precisamos dar visibilidade para organizações como ela para que esses exemplos sejam multiplicados”.

A assessora técnica do Fundo Social, Silvia Moreira, que representou a presidente da instituição de solidariedade, Maria Ignez Barbosa na entrega das cadeiras de rodas, falou sobre o significado para as famílias de baixa renda que receberão o equipamento.

“Temos uma demanda muito grande. São pessoas com cadeiras danificadas, que não têm condições de adquirir por outros meios. Fazemos o empréstimo e, muitas vezes, não há um prazo para retorno”.


Foto: Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura de Santos

Para solicitá-las, é preciso apresentar RG, CPF, comprovação de renda não superior a dois salários mínimos e laudo demonstrando a necessidade de uso do equipamento, além de documentos pessoais de um familiar. O Fundo Social fica na Av. Conselheiro Nébias, nº 388, Encruzilhada. O telefone para contato é (13) 3222-8050.

Participaram do evento ainda o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santos (Condefi), Luciano Marques, e a bailarina da Companhia de Dança em Cadeira de Rodas do Teatro Municipal, Alcione Simões.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.