França diz que navio da Marinha vai servir como hospital para vítimas das chuvas no litoral norte
Por Rodrigo Martins em 22/02/2023 às 16:00
O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, declarou que a Marinha do Brasil irá enviar o Navio Atlântico para auxiliar no atendimento as vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral norte, no último final de semana. Até o momento, 48 mortes foram confirmadas após o temporal na região.
“A partir de amanhã chega em São Sebastião o maior navio da Marinha, o Navio Atlântico, com 180 fuzileiros navais. A embarcação conta com dezenas de médicos e tem capacidade para reunir 200 pessoas internadas lá dentro. (O navio) tem UTI, é muito equipado, conta também com seis helicópteros. Desta forma, teremos facilidade para ter mais agilidade e desafogar a rede hospitalar da região”, afirmou França, depois de participar de uma reunião com representantes da Defesa Civil Nacional, da Marinha e da Praticagem, na tarde desta quarta-feira (22), na sede da Santos Port Authority (SPA).
Após o encontro, o ministro informou que a SPA servirá como gabinete para discutir futuras ações estratégicas para socorrer as vítimas das chuvas no litoral norte.
“O governo federal centralizou as ações aqui, a Defesa Civil Nacional está aqui. A partir de amanhã também estará aqui o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, responsável pela Defesa Civil, que está centralizando as ações. Nesse instante, já foram R$ 60 milhões colocados à disposição, através de reembolsos que são feitos para deslocamento das Forças Armadas, alimentos e tudo o que for necessário”, explicou.
França ressaltou que o Porto de Santos dispõe de recursos e da estrutura necessária para servir como base de apoio ao litoral norte, neste momento. No último domingo (19), o ministro contou que a Autoridade Portuária de Santos havia liberado R$ 2 milhões para os municípios atingidos pelas chuvas no litoral paulista.
“Estamos aqui no Porto de Santos porque é o maior equipamento público federal de todo o litoral de São Paulo. Daqui temos a facilidade de chegar por mar, por ar ou por terra, em boa parte das praias. Até Barra do Sahy, a gente consegue chegar por Bertioga e de Juquehy para lá, chegamos até a Tamoios e chega em São Sebastião”, concluiu.