Empresários seguem otimistas com a construção do túnel entre Santos e Guarujá

Por Santa Portal em 14/02/2023 às 08:50

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Se você mora na Baixada Santista, principalmente em Santos ou Guarujá, certamente já ouviu falar sobre a construção de uma ponte ou túnel submerso entre os dois municípios para dar mais agilidade ao deslocamento.

Hoje, quem precisa ir de uma cidade a outra tem apenas duas opções nem um pouco confortáveis: optar pela travessia de balsa ou percorrer 40 quilômetros pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Todavia, a recente visita do atual ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, à região, trouxe novamente à tona essa discussão. Principalmente, após afirmar que a construção do túnel não é uma tarefa tão complicada assim, com uma extensão de cerca de 1,7 quilômetros.

Palavras essas que são endossadas por Silvio Camargo, empresário membro da União de Construtores do Guarujá (UCG), que lembra, inclusive, que a obra já está desenhada tanto pelo Governo Federal, quanto pelo Estadual.

“O túnel, sem dúvida nenhuma, é melhor do que a ponte, que já está ultrapassada no mercado mundial. A obra realmente não é tão difícil de se fazer, já que a travessia é pequena. Os navios estão cada vez maiores e não temos que atrapalhar o tráfego. A ponte oferece mais riscos e um acidente poderia fechar a boca do canal”.

O empresário enaltece o fato do secretário ser da região e poder trabalhar diretamente a favor do projeto, que vai envolver a construção civil com a modernização dos portos e o desfavelamento das linhas onde tem bacia para passagem das embarcações. Mas a individualidade dos municípios da Baixada Santista, é uma preocupação.

“Isso vai provocar uma enorme transformação na habitação social da região e vai dar um desenvolvimento para Guarujá muito maior do que se imagina. Mas as cidades não podem continuar pensando individualmente. Elas têm que ter projeto geral, e isso deve ser abordado nesse tema”.

Ele ressalta também a importância de isolar os caminhões dos veículos comuns e do próprio VLT, principalmente porque trabalham com mais poluição. “A melhor opção para os caminhões seria a ponte para trânsito entre a Ilha Barnabé e Santos. Já existe até estudo para isso e as duas obras seriam interessantes. O governo do Estado e o governo Federal deveriam se entrosar para cada um fazer uma obra dessas e movimentar a região como um todo. Traria um desenvolvimento enorme para a cidade”.

Silvio acredita que, com as obras do aeroporto e do túnel, o desenvolvimento imobiliário com certeza se dará. Sem falar em uma área na praia da Enseada, de quase 6 quilômetros, que está livre para fazer investimentos. Mas, segundo ele mesmo diz, é claro que precisa ter critérios e o plano diretor já está prevendo fazer esse desenvolvimento por etapas.

“É um desafio para construção civil também fazer a verticalização do município porque até a mobilidade urbana da ilha não permite tudo isso. Precisaria mexer muito na infraestrutura. Não sou muito favorável à verticalização exagerada, mas se tiver um uma torre para destacar, eu acho que ficaria bacana. Um prédio de 60 andares como atração turística. Por que não?”.

E claro, com um esperado aumento populacional, a cidade precisa estar pronta para isso. Oferecendo oportunidades, formação de renda, educação, assistência social, esporte, lazer, saúde, segurança e transporte de qualidade. “Tudo isso para darmos esperança e expectativa às pessoas. Este é um grande desafio para Guarujá. Dizem que de três a quatro anos vamos estar presenciando esta obra acontecer. Tomara”, enfatiza o empresário.

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