De saída do MInfra, Tarcísio aposta em sucesso do leilão do Porto de Santos: "Estou curioso"
Por Santa Portal em 30/03/2022 às 14:16
Com o leilão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) nesta quarta-feira (30), o caminho está aberto para a desestatização do Porto de Santos. Foi essa a afirmação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, após o Porto de Vitória ter sido arrematado durante certame realizado na B3, na Capital Paulista.
“Temos avançado muito e a sociedade ainda não consegue perceber a dimensão do que está acontecendo, porque só vai perceber de fato quando esses contratos começarem a virar, serem colocados em prática. Hoje é o início de uma jornada de privatizações dos portos brasileiros. Amanhã teremos Itajaí (SC), São Sebastião (SP) e, mais adiante, o Porto de Santos”, disse Tarcísio.
Segundo o ministro, o leilão do complexo portuário santista – que pode acontecer ainda neste ano – deve ser o mais concorrido dentre os portos brasileiros. “Estou curioso para ver como vai ser (o leilão de) Santos. Fora do país, quando estamos em eventos, empresários dos Estados Unidos, da Europa, dos Emirados Árabes e do mundo todo mostram interesse por Santos, querem participar da discussão da modelagem de Santos. Por isso, creio que a desestatização do Porto de Santos vai ser um espetáculo, vai ser algo transformador”, afirmou.
Para Tarcísio de Freitas, o Porto de Santos se preparou bem para viver esse novo momento de sua história. “A ‘virada de chave’ foi grande. O Porto de Santos tinha prejuízo anos atrás, mas vem de um grande trabalho de recuperação e esse ano vai bater lucro recorde. Santos está fazendo bem o seu dever de casa. O Porto de Santos também vai se tornar um grande hub de contêineres da América Latina, e isso nos coloca na rota das navegações. Que venham os próximos leilões, que venha Santos!”, exaltou.
De saída do Ministério da Infraestrutura para concorrer nas eleições ao Governo do Estado de São Paulo pelo Republicanos, Tarcísio será substituído pelo atual secretário-executivo da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que assume o cargo nesta quinta (31). Ele ressalta que o futuro responsável pela pasta vai dar continuidade a sua agenda de desestatizações no Governo Federal.
“Eu nunca trabalhei com uma equipe tão boa, é uma equipe de ‘craques’, cada um em sua função. Os resultados estão aí e não são ‘milagres’. Tudo é consequência de uma aliança de gente muito profissional e comprometida com o trabalho. O Marcelo também é um ‘craque’ e vai continuar com essa nova equipe a fazer as obras que o setor de infraestrutura do país precisa. É um processo irreversível”, concluiu Tarcísio de Freitas.
Foto: Divulgação