Brasil deveria realizar cruzeiros 365 dias por ano, diz Ministro do Turismo
Por Noelle Neves em 20/12/2021 às 17:37
O Ministro do Turismo, Gilson Machado, manifestou desejo de “acabar” com a Temporada de Cruzeiros e tornar as viagens de navio perenes. Ao Santa Portal, Machado disse, nesta segunda-feira (20), que o país não tem desastres naturais e lançou um desafio para os operadores de explorar ainda mais.
“Há seis meses, estive no Caribe e tive um problema sério com desastres naturais. Em torno de 18 navios ficaram parados esperando o furacão passar. Aqui não temos nada disso. Inclusive, quero desafiar os operadores para que acabem com esse negócio de temporada. O Brasil não precisa disso. Nós somos muito melhores, pois não precisamos lidar com tsunamis ou furacões. Faz calor em todas as épocas do ano”, disse.
O ministro ainda lamentou a temporada atual, composta de apenas cinco navios. “Claro que esse é só o começo dessa fase de retomada pós-pandemia. Mas precisamos lembrar que o Brasil tem vocação para cruzeiro marítimo. Nenhum outro país tem o que temos. Era para termos 50 navios. A maior temporada que tivemos foi de 2013, com 10 navios. Temos portos e potencial. A demanda reprimida é muito grande”, explicou.
Para que isso aconteça, de acordo com ele, várias coisas precisam ser feitas, como conversar com os Estados para apurar uma possível redução de impostos no combustível.
Machado ainda lembrou que, em Brasília, nem tudo acontece de maneira fácil e revelou que houve um esforço pessoal do presidente para que saísse a portaria liberando a nova temporada. “Temos expectativa de quase 400 mil passageiros e de geração de 35 mil empregos. Falamos de uma movimentação de R$ 2 milhões. É necessário entender que o turismo pode gerar tanto quanto o agronegócio”, falou.