Suspeito é baleado e detido após apontar arma para GCM em Praia Grande
Por Santa Portal em 09/10/2025 às 15:00
Um suspeito, de 34 anos, foi baleado e preso pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, na manhã desta quinta-feira (9), na praia do bairro Maracanã. Ele foi flagrado pelas câmeras de monitoramento da cidade caminhando de forma suspeita entre o calçadão e a faixa de areia, o que acionou a atenção dos agentes do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe).
As imagens permitiram que uma viatura da GCM fosse enviada ao local. Durante a abordagem, segundo a corporação, o homem reagiu e apontou uma arma em direção aos guardas, que revidaram. O suspeito foi atingido na perna esquerda e detido em seguida. Por conta do ferimento, o baleado foi encaminhado ao Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, onde recebeu atendimento médico sob escolta.
De acordo com a Secretaria de Assuntos de Segurança Pública, o armamento foi apreendido e o caso registrado na Delegacia Sede de Praia Grande. “O apoio das câmeras de monitoramento é fundamental neste tipo de ocorrência. Desta forma, conseguimos tirar das ruas mais um indivíduo que buscava efetuar assaltos. A Segurança em Praia Grande é tratada como uma das prioridades”, declarou o titular da pasta, Maurício Vieira Izumi.
Atualmente, o Cicoe monitora mais de 3,5 mil câmeras distribuídas por toda a cidade, incluindo vias públicas, prédios municipais e a orla. As imagens são acompanhadas 24 horas por dia por equipes da GCM, Polícia Militar e Secretaria de Trânsito.
O caso foi registrado como lesão corporal decorrente de intervenção policial no Centro de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande.