Sinagoga de Santos tem fachada pichada pela segunda vez no ano; VÍDEO
Por Santa Portal em 07/07/2024 às 08:00
Pela segunda vez em um intervalo de pouco mais de quatro meses, a sinagoga Beit Sion, localizada no Macuco, em Santos, teve os muros de sua fachada pichados. O reincidente ato de vandalismo aconteceu na madrugada deste sábado (6), por volta de 4h20. A ocorrência foi flagrada por uma câmera de segurança, entretanto, o autor não foi identificado.
Desta vez, a frase escrita foi “Morte aos $ionista”, na cor vermelha. Enquanto na primeira ocorrência, em 4 de março, os dizeres foram “Palestina livre”, “Israel terrorista” e “paz”, em cor preta. Aliás, esse é o terceiro ato do tipo em sinagogas de Santos, neste ano. A Bet Jacob, na Vila Mathias, também foi alvo de pichações no dia 3 de janeiro.
Em nota, a Prefeitura de Santos, através da Secretaria de Segurança de Santos (Seseg), informou que as imagens do Centro de Controle Operacional (CCO) serão encaminhadas para a Polícia Civil, a fim de contribuir na investigação do caso. Além disso, a Guarda Civil Municipal, intensificará as rondas no local da ocorrência, em apoio à Polícia Militar.
Homem picha fachada de Sinagoga em Santos pic.twitter.com/lVCv22w9ap
— #Santaportal (@Santaportal1) July 6, 2024
Reflexos da guerra
Os atos são reflexos da guerra Israel-Hamas, iniciada em 7 de outubro do ano passado, quando terroristas do grupo palestino Hamas entraram em Israel, assassinaram ao menos 1.200 pessoas e levaram cerca de 240 reféns para a Faixa de Gaza, segundo números de Tel Aviv.
Após sofrer a ofensiva, Israel lançou uma campanha aérea sobre a Faixa de Gaza, que obrigou 1,7 milhão de pessoas a fugir de casa e matou cerca de 30,5 mil no território palestino, segundo dados do Hamas. O conflito segue em andamento.