Prefeito de Guarujá é afastado do cargo após investigação da PF
Por Santa Portal em 29/03/2022 às 16:59
O prefeito de Guarujá, Valter Suman (PSDB), foi afastado do cargo por decisão judicial do TRF-3. Ele é alvo da Operação Nácar-19, que apura fraudes nas contratações das áreas de saúde e educação realizadas pela prefeitura. A informação foi divulgada pelo vereador e primeiro secretário da Câmara de Guarujá, Raphael Vitiello (PSD), na sessão desta terça-feira (29).
A Polícia Federal (PF) deflagrou a segunda fase da operação nesta terça-feira (29), visando aprofundar as investigações. Os agentes federais apreenderam documentos na Câmara e na casa de Suman.
De acordo com a PF, a investigação tem como objetivo o combate de possíveis crimes de corrupção, desvios de recursos públicos e outros crimes correlatos, envolvendo verbas federais.
Foram cumpridos, ao todo, 55 mandatos de busca e apreensão nas cidades de Guarujá, São Vicente, São Bernardo do Campo, São Paulo, Campos do Jordão, Carapicuíba e Brazópolis (MG).
Suman chegou a ser preso pela Polícia Federal em setembro de 2021, assim como o secretário de Educação Marcelo Nicolau. Os dois foram detidos durante a primeira fase da Operação Nácar-19, apontados como membros de uma organização criminosa que desviava dinheiro público da Saúde de Guarujá. Em imóveis ligados aos investigados, foram encontrados dinheiro e joias, incluindo no Gabinete Municipal.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Guarujá informou, por meio de nota, que seguirá todas as ordens judiciais protocoladas nesta terça-feira (29). Ante ao afastamento liminar, a vice-prefeita, Adriana Machado, assume provisoriamente a função de prefeita em exercício.