Polícia identifica organização criminosa que atua no golpe da venda falsa de imóveis em PG
Por Santa Portal em 31/05/2023 às 16:00
Policiais do 3º Distrito Policial de Praia Grande identificaram, na tarde desta terça-feira (30), uma quadrilha que atua na venda falsa de imóveis na cidade.
Segundo a Polícia Civil, os investigadores apuraram que, para a realização dos golpes, primeiro era feito um levantamento dos imóveis que possuíam uma aparência um pouco mais antiga ou abandonada, a fim de passar maior credibilidade e ludibriar as vítimas.
Valendo-se das más condições dos imóveis, os golpistas anunciavam o imóvel através das redes sociais por valores bem inferiores aos valores de mercado e, ao captarem vítimas potenciais, iniciavam a negociação via internet. Em momento oportuno apresentavam o imóvel pessoalmente à vítima, sempre na presença de no mínimo duas pessoas: uma falsa corretora e uma falsa proprietária.
No decorrer das investigações, os policiais identificaram seis pessoas envolvidas na prática criminosa, tendo cada uma delas sua função bem definida nas ações.
Um homem (48 anos) é considerado o líder da organização, duas mulheres (53 e 45 anos) são as falsas proprietárias e corretora respectivamente, sendo que a última também divide a liderança do grupo. Outras duas mulheres (21 e 26 anos) e um homem (25 anos) emprestavam suas contas bancárias para o recebimento do dinheiro através de Pix.
Ainda resta identificar uma segunda falsa corretora de imóveis que se apresentava com o falso nome de Barbara Oliveira.
Ao todo, a quadrilha fez seis vítimas, roubando um total de R$ 344.200,00 nos crimes praticados de agosto a dezembro do ano passado.
Todos estão sendo indiciados pela prática de estelionato e associação criminosa. A autoridade policial também representará pela prisão preventiva dos líderes do grupo, devido à reincidência criminal pelas práticas dos mesmos golpes.