PM Ambiental apreende mais de 300 quilos de camarão pescado irregularmente em Praia Grande
Por Santa Portal em 29/06/2022 às 11:01
A Polícia Militar Ambiental apreendeu 325 quilos de camarão, pescado irregularmente, em Praia Grande, na tarde de terça-feira (28). O flagrante aconteceu próximo ao Canto do Forte, onde a embarcação estava apoiada.
A equipe da unidade especializada em policiamento náutico, que atua em todo litoral paulista, subordinada ao 3°BPAmb, abordou a embarcação durante a retirada da âncora do mar, para seguir rota.
Após a fiscalização, foi solicitado ao mestre as documentações pertinentes. Ele apresentou as licenças da tripulação, porém, a autorização de pesca da embarcação estava vencida, infringindo a legislação pesqueira vigente, e ele foi autuado. Após verificar o porão do barco, local de armazenamento de pescados, foram encontrados 325 quilos de camarão sete-barbas.
O local está inserido na APA Marinha Litoral Centro, setor Carijó, e resultou em um Auto de Infração Ambiental no total de R$ 15.000,00 em multa, apreensão da embarcação, quatro portas e duas redes de arrasto, bem como o camarão pescado. Os 325 quilos de camarão foram doados a entidades beneficentes.
Em outro ponto, a equipe policial encontrou uma corda boiando e ao retirá-la, os policiais encontraram certa resistência, confirmando que tratava-se de uma poita – objeto pesado que faz as vezes de âncora em embarcações pequenas – e na sua extremidade uma rede de emalhe de 300 metros, sem identificação ou qualquer tipo de sinalização, em local proibido, infringindo a legislação.
Devido às irregularidades, foi apreendida uma embarcação, duas redes de arrasto, quatro portas, uma rede de emalhe de 300 metros, uma poita e 325 quilos de camarão, que foram doados.