Mais de 700 quilos de cocaína são apreendidas no Porto de Santos; oito pessoas foram presas
Por #Santaportal em 26/04/2017 às 11:32
PORTO – A madrugada dessa quarta-feira (26) foi agitada no Porto de Santos. Duas operações conjuntas da Polícia Federal e Receita Federal apreenderam 722 quilos de cocaína e prenderam oito pessoas, entre trabalhadores portuários e caminhoneiro. Essa é a 13ª operação das autoridades esse ano.
Na primeira a Receita Federal, em um trabalho de cooperação entre a sua Alfândega e a Polícia Federal, flagraram trabalhadores portuários ocultando 32 quilos da droga em seus corpos, na tentativa de embarcá-las em um navio atracado no cais santista. De acordo com as autoridades, essa é uma nova forma, buscada pelos traficantes, de ocultação e envio dos entorpecentes. Foram presos sete estivadores e um caminhoneiro.
Na outra ação o entorpecente estava escondido em um contêiner carregado com sacas de açúcar, destinadas ao porto de Antuérpia, na Bélgica. O contêiner era monitorado pela Polícia Civil e as equipes da Receita Federal e da Polícia Federal providenciaram a abertura e apreensão dos entorpecentes, totalizando 690 quilos.
Na segunda ação, a forma como a droga foi encontrada dentro da unidade de carga sugere o emprego da técnica criminosa conhecida por “rip-off loading”, na qual o entorpecente é inserido em uma carga regular, sem o conhecimento do proprietário.
Em 2016 foram realizadas 22 operações, totalizando cerca de 11 toneladas de cocaína. Até o momento, em 2017, foram 13 operações e 6 toneladas.