Justiça suspende interdição do Palácio da Polícia de Santos
Por Santa Portal em 18/08/2025 às 10:00
A interdição do Palácio da Polícia de Santos, determinada pela Justiça em julho de 2025 devido a riscos estruturais no edifício, foi suspensa após o Governo de São Paulo entrar com um recurso. O prédio teria sido desocupado na última sexta-feira (15) caso a decisão não fosse suspensa.
A decisão que havia determinado a interdição do Palácio da Polícia foi tomada após laudos técnicos apontarem riscos elétricos e estruturais graves. O edifício estava funcionando sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Os danos estruturais foram constatados em 2019, quando a Justiça determinou uma interdição no local. O prédio chegou a ser liberado posteriormente, mas o TJ-SP sinalizou uma nova interdição em 2021. Em fevereiro do mesmo ano, o então governador João Doria destinou cerca de R$ 8 milhões para obras estruturantes no Palácio da Polícia.
Apesar da suspensão da interdição, a situação do edifício continuará sendo monitorada. A Justiça determinou que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Município de Santos realizem inspeções periódicas no edifício e que o Estado apresente, em breve, um cronograma atualizado das obras. Caso os problemas não sejam resolvidos em tempo hábil, a interdição poderá ser novamente decretada.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as obras seguem dentro do prazo legal. Segundo a pasta, 95,22% dos trabalhos já foram executados, com um investimento estadual de R$ 15,5 milhões. A solicitação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) será feita após a conclusão da obra.