Homem é preso após descumprir medida protetiva, ameaçar ex e postar vídeos íntimos

Por Santa Portal em 02/11/2025 às 12:00

Reprodução
Reprodução

Acusado de descumprir medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha, consistente em se manter distante da ex-mulher por causa de violência doméstica, Vander da Silva Farias, de 41 anos, foi preso em flagrante na madrugada de sexta-feira (31), em Cubatão. Além de se aproximar da vítima, ele possuía dois carregadores de pistola calibre 45 e 16 munições no Jeep Renegade que dirigia. Policiais militares apreenderam esses materiais.

De modo informal, Vander disse aos PMs que ignorava a existência dos carregadores e das munições no carro, afirmando que eles pertenceriam à ex-mulher. Em relação à acusação de descumprir a medida protetiva, admitiu aos policiais que, de fato, se dirigiu à casa onde a vítima passou a morar após a separação, na Vila Natal. Porém, apesar do horário, argumentou que a sua intenção foi a de apenas levar lanche para a filha do casal.

Além de não convencer os policiais, a versão de Vander divergiu do relato da vítima. A mulher ligou ao número 190, da Polícia Militar, para pedir socorro. Segundo ela, o acusado a ameaçou várias vezes por telefone antes de se dirigir até o atual endereço dela, desobedecendo a medida protetiva de distanciamento. A vítima também acusou Vander de postar vídeos íntimos do casal em rede social para atingir a honra dela.

Dois carregadores de pistola calibre 45 foram apreendidos no Jeep Renegade que Vander dirigia

Vander invocou o direito constitucional de permanecer calado durante o interrogatório na Delegacia de Cubatão. No entanto, convicto do estado de flagrante, o delegado Fábio Pierry o autuou pelos crimes de descumprimento de medida protetiva (artigo 24-A da Lei Maria da Penha) e posse ilegal de munição de uso restrito (artigo 16 do Estatuto do Desarmamento), determinando a sua remoção à cadeia.

Ainda na sexta-feira, Vander foi submetido a audiência de custódia na Vara das Garantias da 7ª Região de Santos. Assistido pelo advogado Felipe Pires de Campos, ele teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pela juíza Thais Caroline Brecht Esteves. De acordo com a magistrada, o flagrante está formalmente em ordem e, no caso concreto, eventual aplicação de medidas cautelares seriam insuficientes.

“É certo que o investigado descumpriu voluntariamente medida protetiva, de modo que a prisão é essencial”, destacou a julgadora. Thais Esteves anotou que Vander possui maus antecedentes e o modus operandi da sua mais recente conduta delituosa demonstra indisciplina e desprezo ao Poder Judiciário, “sendo de rigor a sua manutenção no cárcere para preservação da ordem pública e conveniência da instrução criminal”. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.