Homem é preso após agredir companheira com golpes de picareta e enxada em Praia Grande
Por Santa Portal em 13/03/2026 às 20:00
Um homem de 45 anos foi preso em flagrante após agredir a companheira, de 38 anos, com picareta e enxada na madrugada de quinta-feira (12), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O caso foi registrado como tentativa de feminicídio. O Conselho Tutelar também foi acionado, já que o casal tem três filhos, de 11, 6 e 3 anos.
A vítima deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Samambaia relatando ter sido atacada dentro de casa pelo companheiro, Edvan Pinto de Moura. A mulher já havia registrado um boletim de ocorrência contra ele por violência doméstica. O agresso também foi preso por roubo anteriormente.
Segundo informações do BO, a mulher afirmou que vinha sofrendo agressões do companheiro desde a semana anterior, quando chegou a sofrer um coágulo na cabeça após um episódio de violência. Após buscar atendimento médico e retornar para casa, o homem passou a acusá-la de tê-lo denunciado e iniciou novas agressões.
Na ocorrência mais recente, a mulher relatou que tentou se defender utilizando uma faca. Nesse momento, o suspeito teria pegado uma enxada e golpeado a mão da vítima, provocando uma lesão grave que chegou a expor os tendões.
De acordo com o relato, o agressor ainda utilizou uma picareta e desferiu golpes que atingiram a região da barriga da mulher. Temendo pela própria vida, a vítima conseguiu escapar da residência ao pular o muro da casa de uma vizinha e buscar ajuda.
Ela seguiu até a UPA do Jardim Samambaia, onde relatou o caso a funcionários da unidade. Uma funcionária acionou a Polícia Militar. Os policiais foram até a residência do casal, localizada na Avenida Maria Fernandes Stivaleri, no bairro Balneário Esmeralda, onde o suspeito foi encontrado e preso em flagrante.
Durante a ação, foram apreendidos os objetos utilizados nas agressões: uma pá, uma enxada e uma picareta. A vítima não pôde prestar depoimento formal na delegacia porque precisou ser encaminhada para procedimento cirúrgico em razão das lesões sofridas. No entanto, ela já recebeu alta e deverá prestar depoimento nos próximos dias.
O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande como tentativa de feminicídio. O homem permaneceu preso preventivamente à disposição da Justiça. O Santa Portal não localizou a defesa de Edvan Pinto de Moura até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.