Guarda Costeira de Praia Grande liberta arraias e recolhe tartaruga morta
Por #Santaportal em 23/04/2020 às 11:50
NATUREZA – A Guarda Costeira de Praia Grande, que integra a Guarda Civil Municipal, libertou duas arraias que estavam presas em uma rede de pesca localizada em área proibida próximo a encosta do morro da Fortaleza de Itaipu, na manhã de quarta-feira (22). No mesmo dia, o grupamento foi acionado para recolher uma tartaruga morta na praia do Bairro Maracanã.
De acordo com o inspetor do grupamento, Delfo Monsalvo, a rede de pesca estava à deriva, muito próxima à encosta rochosa da Praia do Comandante, na Fortaleza de Itaipu, causando riscos de degradação ao ecossistema marinho da Unidade de Conservação, Parque Estadual Xixová-Japuí. ?O material foi retirado das águas durante o patrulhamento embarcado e, posteriormente, foi entregue à equipe da Fundação Florestal?.
Ele explicou que no momento da retirada do artefato, a equipe notou que duas arraias da espécie “Prego” estavam presas na trama, ainda com vida. ?Rapidamente, os tripulantes conseguiram soltá-las, e como estavam em estado bravio, foram devolvidas imediatamente ao habitat natural?.
No mesmo dia, o grupamento também foi acionado à praia do Balneário Maracanã, porém o desfecho não foi o mesmo das arraias.
Uma tartaruga da espécie Dermochelys Coriacea, popularmente conhecida como Tartaruga-de-couro, foi encontrada morta na beira do mar já sem vida. Conforme o inspetor, o animal era de grande porte e, após ser recolhido, foi encaminhado ao Instituto Biopesca para procedimentos técnicos de necropsia e coleta de material biológico, possibilitando a identificação da causa da morte.
O grupamento integra a equipe de força-tarefa que tem percorrido a faixa de areia da praia orientando eventuais banhistas e pessoas que acessem a praia sobre a importância do distanciamento e isolamento social no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). As ações contam ainda com fiscais da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Defesa Civil e guardas-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar).