Grupo ligado ao Hezbollah é condenado por envio de drogas através do Porto de Santos
Por #Santaportal em 22/01/2020 às 17:28
JUSTIÇA – Dez homens acusados de integrar uma organização criminosa, responsável pelo envio de centenas de quilos de cocaína para a Europa através do Porto de Santos, foram condenados pela Justiça Federal. Dentre outras acusações, os cabeças do grupo também são suspeitos de financiarem atividades do grupo terrorista Hezbollah, uma organização política e paramilitar fundamentalista islâmica xiita sediada no Líbano.
A Polícia Federal começou a desmantelar a organização criminosa em 2014, tendo como base um dossiê elaborado pela Drug Enforcement Administration (DEA), agência antidrogas norte-americana. A embaixada dos Estados Unidos no Brasil enviou o documento para as autoridades brasileiras.
O dossiê aponta que o libanês Mohamed Ali Jaber seria o líder de uma organização de tráfico de drogas que fez centenas de carregamentos para a Europa e África, através do Porto de Santos.
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou 17 pessoas. Jaber teve a pena mais pesada, sendo condenado há 37 anos, nove meses e 18 dias de reclusão. Além dele, mais nove réus foram sentenciados no dia 13 de janeiro, na 1ª Vara Federal de Piracicaba. Cinco acusados foram absolvidos por falta de provas, enquanto mais dois respondem às acusações em processos distintos.
Os réus que foram condenados vão poder aguardar os seus recursos em liberdade, conforme determinado pela juíza federal Daniela Paulovich de Lima.