Câmeras da Prefeitura de Santos flagram furto contra ela sem evitar êxito do ladrão
Por Santa Portal em 13/07/2023 às 06:00
Quatro câmeras da Prefeitura de Santos flagraram o exato momento em que ela própria foi vítima da ação de um ladrão. Porém, apesar de os equipamentos estarem integrados ao Centro de Controle Operacional (CCO), transmitindo as imagens em tempo real, não houve o acionamento de agentes para impedir o ato criminoso.
Sem que ninguém reprimisse a sua ação, o ladrão, ainda não identificado, consumou o furto de fiações e tubos de cobre de um aparelho de ar-condicionado que estavam voltados para a parte externa do Palácio José Bonifácio – sede do Poder Executivo santista, na Praça Mauá.
Independentemente do aparato tecnológico, o crime revelou a vulnerabilidade do Paço Municipal, porque apenas as câmeras não evitam crimes, se o monitoramento das imagens e o consequente acionamento das equipes de segurança (Guarda Civil Municipal e Polícia Militar) não forem rápidos e eficazes.
O furto da fiação e dos tubos de cobre aconteceu por volta das 23h15 do último sábado (8), sendo comunicado à Polícia Civil no início da tarde de domingo (9). Segundo o guarda municipal incumbido de comparecer à Central de Polícia Judiciária (CPJ), a ação criminosa foi registrada pelas câmeras números 335, 336, 337 e 339.
As imagens mostram um só homem retirando os equipamentos do ar-condicionado do Palácio José Bonifácio, prédio da Prefeitura de Santos. Por meio da gravação, a Polícia Civil agora tentará identificar o ladrão. Esse tipo de furto virou rotina há tempos na Cidade, sendo cometido, na maioria das vezes, por dependentes químicos em busca de recursos para sustentar o vício.
Posicionamento da prefeitura
Na noite do último sábado (8), câmeras do monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) registraram um suspeito furtando a fiação de um aparelho de ar condicionado na lateral do Paço Municipal.
Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) foi ao local e recuperou parte da fiação. Foram realizadas rondas e o suspeito não foi localizado pela GCM. As imagens foram encaminhadas pelas autoridades policiais que investigam o caso.
Rede de trólebus
No dia 23 do mês passado, ladrões não identificados furtaram cerca de 200 metros da fiação da rede de trólebus na Rua Brás Cubas, altura da Praça José Bonifácio, no Centro, onde ficam a sede do Poder Judiciário, a Catedral, o Teatro Coliseu e a subseção santista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Naquela ocasião, por meio de nota, a Diretoria de Comunicação da Secretaria de Governo de Santos informou que o furto “está sendo investigada pelas autoridades policiais, que têm acesso a todas as imagens das mais de 1.700 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO)”. Até agora, esse crime não foi elucidado. (EF)