Advogado de Michel Temer anuncia que entrará com pedido de habeas corpus
Por #Santaportal e Agência Brasil em 21/03/2019 às 11:24
PRISÃO – Michel Temer, ex-presidente da República, foi preso pela Força Tarefa da Lava Jato na manhã desta quinta-feira (21), em sua casa, no casa dele, no bairro Pinheiros, em São Paulo. Ele irá para o Rio em uma avião da Polícia Federal.
O mandado foi expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7a. Vara Federal Criminal do Rio.
Brian Prado, advogado de Temer, estava em Brasília e pretende entrar com pedido de habeas corpus. Antes, porém, disse, que precisa ter acesso ao processo.
Na sequência, Moreira Franco, ex-Ministro das Minas e Energia, também foi detido pelos agentes, porém no Rio de Janeiro.
O MDB, partido ao qual os dois são filiados, emitiu nota a respeito: “O MDB lamenta a postura açodada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte do ex-presidente da República, Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa”
A Operação Descontaminação investiga desvios na Eletronuclear. Ao todo, foram expedidos oito mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 24 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná e Distrito Federal.
De acordo com nota da PF, “a investigação decorre de elementos colhidos nas Operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade, deflagradas anteriormente e, notadamente, em razão de colaboração premiada firmada pela Polícia Federal..
Detalhes da operação serão esclarecidos em entrevista coletiva hoje, às 16 horas, na sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro.