Veterinário de Santos ressalta importância da vacinação para pets
Por Santa Portal em 09/03/2022 às 18:06
Assim como para os humanos, a vacinação também é muito importante para os pets, e exige atenção, principalmente, para decidir o protocolo vacinal do seu animal de estimação.
Em entrevista ao Bom Dia Cidades da última sexta-feira (4), o veterinário da ClinVet, Maurício Souza, explicou a importância da vacinação para os pets. “Os protocolos vacinais precisam ser feitos de uma forma estratégica. Então, é preciso estabelecer junto com o veterinário um planejamento de vacinação”.
Cada animal precisa de um protocolo diferente, de acordo com a rotina e desafios que ele irá enfrentar no decorrer dos anos. Sendo assim, um animal que vai passar a maior parte do tempo em casa, poderá diminuir a quantidade de vacinas necessárias.
Além disso, a região em que o pet vive também possui bastante influência na escolha do melhor protocolo vacinal. “Um animal que vai ficar domiciliado aqui em uma zona urbana de Santos é totalmente diferente de um animal que vai precisar, por exemplo, ir para Minas Gerais, para uma região que está extremamente endêmica para leishmaniose. Então, os protocolos vacinais precisam ser individualizados”.
Contudo, independente da idade, todos os animais necessitam estar com o esquema vacinal completo, entretanto, nem todos precisam receber a vacinação anual. Mas a primo-vacinação, primeiro grupo de vacinas tomadas no primeiro ano de vida, é a mais importante.
Aumento de casos de gripe em Santos
Santos, uma das cidades que mais tem pets no Estado de São Paulo, está tendo muitos casos de traqueobronquite infecciosa, gripe dos cães. Sendo assim, o veterinário Maurício Souza explicou como agir em casos como esse.
“Além das vacinas essenciais, a gente precisa muitas vezes das vacinas do ciclo complementar. Então, por exemplo, a gente está passando por um momento com muita traqueobronquite infecciosa, que é a gripe dos cães, a gente tem atendido muito. Então, vacinar contra a gripe, por exemplo, na nossa região é importante”.
“A vacina da gripe tem como proposta não promover uma imunidade estéril, o animal continua podendo pegar a gripe, porque tem vários agentes infecciosos que causam. Mas o mais importante é que ela evita complicações, pneumonia, internação, etc. Então, a vacina da gripe é uma boa dica pelo menos nesse momento aqui na região”, finalizou.