Animais de estimação também podem ter otite; conheça os fatores de risco
Por Santa Portal em 21/09/2021 às 06:30
Otite externa é uma inflamação da orelha externa, que inclui a orelha e o canal auditivo. Ela provoca inchaço e dor com estreitamento do canal auricular, o que dificulta a ventilação e predispõe ao crescimento de bactérias e fungos.
As causas de otite externa são comuns em cães e gatos. De acordo com o médico veterinário Eduardo Filetti, existem alguns fatores que podem contribuir para o risco de desenvolver esta doença, como por exemplo: as alergias (inclusive alimentares), água dentro da orelha (nadar ou tomar banho sem os devidos cuidados), corpo estranho na orelha, parasitas (ácaros), estrutura do canal auditivo (orelhas compridas e peludas ou canis estreitos podem bloquear o fluxo de ar e provocar acúmulo de cerúmen), andar de carro com a cabeça para fora da janela, entre outros.
O tratamento, ainda no início, geralmente é feito com remédios externos. As otites crônicas geralmente são tratadas com soluções tópicas e remédios internos por via oral ou injetáveis. “A maioria desses produtos contém medicamentos para agir em bactérias, fungos e inflamações ao mesmo tempo. Lembrando que os ácaros de ouvido têm outro tipo de tratamento – daí a importância de um bom exame clínico para um tratamento correto”, explica.
De acordo com o especialista, existem vários tratamentos, e muitas vezes o veterinário tem que fazer uso de exames como cultura e antibiograma de secreções auditivas para um melhor tratamento, pois o microorganismo já se tornou resistente.