Hospital de Peruíbe deve ser inaugurado até o fim do ano, afirma vice-prefeito
Por Santa Portal em 16/07/2025 às 11:00
O Hospital de Peruíbe, prometido há mais de 40 anos, está previsto para entrar em funcionamento até o fim deste ano, segundo o vice-prefeito Tamer Júnior (PSB). O representante do Executivo municipal visitou o Sistema Santa Cecília de Comunicação, nesta terça-feira (15), ao lado do secretário de Saúde, Paolo Bianchi. Ambos comentaram sobre os avanços na saúde pública da cidade, com destaque para a tão aguardada inauguração do equipamento público.
“Não é mais promessa, não é papel, não é videozinho de campanha. A gente vai entregar o hospital funcionando, com prédio pronto, convênio assinado, custeio garantido. É um sonho que se torna realidade”, afirmou Tamer, destacando a articulação com deputados e o Governo do Estado para viabilizar a operação da unidade, que terá cerca de R$ 16 milhões em equipamentos e R$ 4 milhões mensais de custeio.
O vice-prefeito reforçou que o atual governo municipal, liderado pelo prefeito Felipe Bernardo (PSB), tem atuado como continuidade da gestão anterior, do ex-prefeito Luiz Maurício, que concluiu as obras do hospital. Coube à nova gestão viabilizar o funcionamento da unidade, por meio de licitações, compra de insumos e articulação política.
Ainda sem data definida, a expectativa da Prefeitura é de que o hospital esteja em funcionamento até o fim deste ano. O processo de compra de equipamentos e insumos está em andamento, assim como o chamamento público para a organização social que administrará a unidade.
“É um hospital que vai atender não só Peruíbe, mas também cidades vizinhas. E vai cumprir não só uma função clínica, mas também social, aproximando as famílias dos pacientes”, concluiu Bianchi.

Foco na atenção primária e saúde mental
O secretário de Saúde reforçou que, embora o hospital seja uma prioridade, a gestão tem mantido os investimentos na atenção básica e em serviços de saúde mental, especialmente após a pandemia, que intensificou a demanda por suporte psicológico em todas as faixas etárias.
“Temos um dilema: atender mais ou atender melhor. Por isso, investimos em estrutura e planejamento. A atenção primária é onde a gente previne de verdade”, explicou Bianchi.
Ele também ressaltou o sucesso de campanhas de prevenção, como a redução de 70% nos casos de dengue neste ano, e o início de ações voltadas à prevenção do câncer de mama, como a ampliação de exames de mamografia.
Segundo o secretário, Peruíbe tem se destacado na cobertura vacinal contra gripe entre os grupos prioritários, e o objetivo é manter a cidade como referência em prevenção e cuidado com a saúde da população.
Avanços em outras áreas
Tamer também destacou avanços em outras áreas, como a pavimentação de ruas, ampliação de escolas e escolinhas esportivas, saneamento básico em bairros como Vila Erminda e Jardim Solmar, além de investimentos expressivos em segurança pública e educação.
Na área de segurança, a cidade implantou uma Secretaria Municipal de Segurança Pública, reformulou a Guarda Civil Municipal (GCM) e instalou mais de 1.500 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos. Tamer anunciou ainda a convocação de 15 a 20 novos guardas até o fim do ano.
Na educação, o município já entregou a reforma de mais de 38 escolas e tem outras dez em andamento. Há também a ampliação da oferta de ensino em período integral, com destaque para a reestruturação do Parque da Cidade, que passará a atender mais de 200 crianças com aulas e atividades esportivas.