Convênio busca união regional das guardas municipais da Baixada Santista
Por Santa Portal em 26/08/2025 às 20:00
Em busca de medidas para o fortalecimento dos órgãos de segurança e um planejamento de segurança pública regional mais eficiente, a 259ª reunião do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista) teve como uma das principais pautas a regionalização das guardas municipais da Baixada Santista. O encontro foi realizado na manhã desta segunda-feira (25), no Hotel Flórida, em Peruíbe, no litoral de São Paulo.
Apresentado pelo comandante da GCM de São Vicente, Rubens Goes, o convênio visa padronizar as capacitações profissionais com treinamentos compartilhados entre as corporações, planejar operações e investimentos conjuntos entre as guardas de cada município, fortalecer a comunicação entre as instituições, entre outros.
“Estamos avançando cada vez mais com ações combativas na cidade, e precisamos planejar as ações de forma estratégica. Unindo forças, conseguiremos estudar melhor os pontos que requerem mais atenção na Baixada, e, certamente, teremos resultados positivos”, ressaltou o comandante.
Durante a apresentação, ele mencionou um caso recente no qual, ainda sem a oficialização do convênio, as GCMs de Praia Grande, São Vicente e Santos obtiveram sucesso em uma atuação conjunta, detendo um indivíduo pela prática de homicídio.
A proposta foi amplamente apoiada pelos representantes da mesa. “É um convênio para que tenhamos uma cooperação entre as guardas, tanto na formação quanto na atuação efetiva. A medida, inclusive, nos traz a oportunidade de fazer com que as guardas tenham uma economia de escala que auxilie a Polícia Militar nesse trabalho conjunto. No fundo, o que queremos é garantir mais proteção ao cidadão”, pontuou o presidente do conselho e prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Podemos).
Anfitrião do encontro, o prefeito de Peruíbe, Felipe Bernardo (PSD), ressaltou a importância da união entre os municípios no planejamento integrado da segurança pública. “Essa parceria é fundamental para construirmos políticas efetivas em prol da segurança pública”.
Além dos chefes dos executivos de São Vicente e Peruíbe, o encontro contou com a presença do prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes (Republicanos), dos secretários de Governo de Cubatão (Allan Matias) e Mongaguá (Paulo Wiazowski Filho) e demais representantes do conselho regional.