Após decisão por manutenção da greve, categoria conquista reajuste e encerra paralisação na Baixada
Por Santa Portal em 05/08/2025 às 15:00
Poucos minutos após anunciar a prorrogação da greve por mais oito dias, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes da Baixada Santista (Siemaco) confirmou, na tarde desta terça-feira (5), o encerramento da paralisação dos trabalhadores da limpeza urbana. Apenas 70% do efetivo estava em operação. Agora, após o acordo firmado entre as partes, o serviço voltará a contar com 100% dos trabalhadores nesta quarta-feira (6).
A decisão foi tomada após a apresentação de uma nova proposta, com reajuste de 7% nos salários e nos benefícios, atendendo à reivindicação da categoria. O reajuste beneficia profissionais das empresas Terracom, Terra Santos, PG Eco Ambiental (do Consórcio PGA) e do Grupo Terrestre Ambiental, responsáveis pelos serviços em seis cidades da região: Santos, Praia Grande, Guarujá, Bertioga, Cubatão e São Vicente.
A paralisação havia começado no dia 29 de julho e já durava mais de uma semana. Durante esse período, as negociações passaram por diferentes etapas, incluindo audiências de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT), em São Paulo. Até a manhã desta terça, a última proposta da empresa havia sido de 6%, recusada pelo sindicato por considerá-la insuficiente.
Em nota, o presidente do Siemaco na região, André Domingues, comemorou a vitória da categoria e agradeceu o apoio de diversas entidades e da população da Baixada Santista.
“Essa vitória é resultado de muita negociação, mobilização e união. Agradecemos imensamente o apoio da nossa federação e de todos os sindicatos parceiros que estiveram conosco nesta luta em defesa dos direitos da categoria. Nosso reconhecimento também vai para a população da Baixada Santista, que compreendeu a importância desse movimento e demonstrou solidariedade com os trabalhadores”, disse.