Gabriel Cristiano (natação) | "Estarei nadando por medalha com certeza"

Por Santa Portal em 20/08/2021 às 16:57

Divulgação
Divulgação

Gabriel Cristiano, mais conhecido por Biel, é morador de Vicente de Carvalho e esperança de medalha para o País. Atual recordista das Américas nos 50 metros nado livre, ele também detém o recorde brasileiro nos 100 metros borboleta. Anteriormente, Biel defendeu o Brasil nas Paralimpíadas do Rio, em 2016. Agora, parte para a sua segunda busca de medalhas, onde irá competir nas categorias S8 (100m livre/100m borboleta e revezamento) e na S9 (50m livre).

“Os 50 metros livre vai ser um desafio muito grande, porque vou estar nadando com os melhores da classe, inclusive o recordista mundial da prova. Mas, meu foco maior é entrar na final. Quanto as outras provas de 100 metros livre e 100 metros borboleta, estarei nadando por medalha com certeza”, declara o Biel

O paratleta de origem da comunidade Prainha, em Vicente de Carvalho, integra a equipe da Associação Paradesportiva da Baixada Santista (APBS). “Gabriel Cristiano tem chances reais de conquistar medalhas, já que nos 100 metros borboleta, obtém o título de recordista das Américas, e vem nadando bem abaixo da marca. No nado livre também se preparou bastante”, diz Moisés Fabrício de Souza Cruz, presidente da ABPS.

Colecionador de títulos

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Guarujá, José Roberto Galvão, “é muito orgulho para a Cidade ter um atleta como o Gabriel, um jovem que tem a superação como foco principal em sua vida. Tenho certeza de que ele fará bonito em Tóquio”.

Além dos inúmeros títulos regionais e nacionais, Biel obteve importantes conquistas no exterior, dentre as quais: o de vice-campeão Panamericano de Jovens, na Argentina, em 2013 e campeão Panamericano, em Lima, no Perú, em 2019

A estreia do brasileiro na competição esta marcada para o próximo dia 25, quando compete os 100 metros nado livre. Ele volta à piscina no dia 29 para a disputa dos 50 metros livres. Por fim, encerra a participação no dia 3 de setembro com os 100 metros nado borboleta e revezamento.

Superação de Gabriel Cristiano

Gabriel tinha apenas 9 anos, quando durante uma brincadeira de criança na comunidade Prainha, sofreu um acidente que resultou na amputação de um dos braços; e aos 11 anos entrou na natação. Fã de Bethany Hamilton e Michael Phelps, o prazer pela natação começou na piscina do Vila Souza Atlético Clube, sob o comando do técnico Ricardo Leite.

Contudo, ele foi beneficiado durante três temporadas com recursos provenientes do Bolsa Atleta, alterado para Bolsa Incentivo e que, atualmente contempla cerca de atletas das mais variadas modalidades esportivas e Melhor Idade do Município.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.