Cerimônia de encerramento das Paralimpíadas celebra inclusão
Por Ansa Brasil em 05/09/2021 às 12:05
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio foram encerrados oficialmente neste domingo (5) e a cerimônia final celebrou a inclusão de todas as pessoas no esporte e na vida. Além disso, foi exaltada a capacidade do Japão de realizar o evento em meio à pandemia de covid-19.
Com um jogo de luz, cores e muita música, o evento trouxe artistas japoneses para animar a cerimônia, tanto de maneira presencial como virtual. Apesar de um pequeno problema na execução de uma das ações, subir uma torre onde os atletas tinham colocado pequenos espelhos, a festa foi bastante dinâmica.
Pelo Brasil, o nadador e recordista de medalhas paralímpicas Daniel Dias foi a grande estrela, carregando a bandeira do país na cerimônia e ainda indo ao palco como um dos novos integrantes do conselho dos atletas do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
O presidente do Comitê, Andrew Parsons, fez um discurso bastante emocionado, em que ressaltou que “contra todas as probabilidades, nós conseguimos fazer os Jogos de Tóquio não apenas algo histórico, mas fantástico”.
“Vocês quebraram recordes, aqueceram os corações e abriram mentes. Aqui no Japão existe uma bela filosofia antiga chamada Kintsugi, a emenda de ouro, que significa abraçar as imperfeições que todos nós temos, não para escondê-las, mas para celebrá-las”, acrescentou.
Também foi feita, de maneira virtual, a passagem de bastão para Paris, que sediará a próxima edição das Paralimpíadas em 2024.
Na capital da França, centenas de pessoas acompanharam a cerimônia de encerramento em frente à Torre Eiffel.