Alex Pires (atletismo) | “Não tem atalho é muito trabalho, dedicação e sacrifício”
Por Guilherme Esron em 17/08/2021 às 09:40
Assim como a maioria das crianças, o sonho era ser jogador de futebol, mas foi no atletismo que Alex Douglas Pires da Silva conseguiu ser um atleta profissional. Nascido em Sapiranga, no Rio Grande do Sul, Alex Pires começou bem cedo no esporte, hoje o atleta reside em Praia Grande, mas devido à pandemia, está treinando em Porto Alegre, perto de sua família e do treinador.
A carreira como jogador de futebol acabou não vingando, e então resolveu mudar de esporte, chegando assim ao atletismo. Em 2007, em sua cidade natal, correndo nos Jogos Escolares, Alex venceu sua primeira competição. Durante os primeiros anos da sua carreira como um corredor, ele competia contra atletas sem deficiência e somente depois de alguns anos foi buscar informações sobre o paradesporto e foi assim que tudo começou.
Atualmente, Alex Pires tem 31 anos. Desde as últimas paralimpíadas, ele conquistou o título mundial de maratona paralímpica em Londres, na Inglaterra, em 2017, fez a melhor marca do mundo na maratona de Buenos Aires, na Argentina, em 2018 e conseguiu o índice para os Jogos de Tóquio no ano de 2019, na maratona de Málaga, na Espanha.
Seu maior ídolo no esporte poderia ser Usain Bolt ou outro corredor emblemático, mas é Ayrton Senna. “Desde muito cedo assistia ele, tinha recortes de jornais dele. Me identifiquei muito com ele pelo fato de ser uma pessoa muito determinada e carismática”, afirmou.
Apesar das corridas serem modalidades individuais, sempre há uma equipe por trás que ajuda os atletas. O corredor faz parte da equipe Fast Weels/Santos e conta com o apoio da Percorrer, Suporte 3D e VitaQuiro, além de seus patrocinadores, o Time SP, Time Ajinomoto, Fundação Pró Esportes de Santos (Fupes), Coros Explorer e também conta com o Bolsa Atleta.
Segundo Alex, suas expectativas são ótimas. Ele tem como objetivo conquistar uma medalha na sua segunda participação em Jogos Paralímpicos. “Tenho muito experiência em competições de nível mundial, são cinco medalhas em campeonatos mundiais”.
“Representa minha vida, são 14 anos deste esporte e me sinto realizado por viver tudo isso. E para os atletas que almejam isso, minha mensagem é que para o sucesso não existe atalho e sim muito trabalho, muita dedicação e muito sacrifício, mas no final tudo vale a pena.”
Alex Pires, atleta paralímpico
Esse último período de treinamentos foi muito importante, pois ele ganhou apoio da família e teve toda atenção do seu treinador para chegar pronto no Japão e brigar por medalhas para o Brasil.