Mafe Costa chega a Paris com esperança de medalha: "Reta final da preparação"

Por Gustavo Sampaio em 19/07/2024 às 20:00

Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Faltam apenas sete dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e a nadadora da Unisanta Maria Fernanda Costa, a Mafe, é uma das principais esperanças de medalha para a natação feminina brasileira. A atleta vai para primeira Olimpíada com grande confiança após ter os melhores resultados brasileiros nas últimas competições aquáticas.

Mafe Costa conquistou três medalhas de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023, além de ter batido diversos recordes sul-americanos no Mundial de Esportes Aquáticos de 2024, em Doha.

Em Paris, a nadadora vai disputar quatro provas, todas no feminino, são elas: 200m e 400m livres e os revezamentos 4x100m e 4x200m livres. Aliás, a equipe do 4x200m livre feminino será inteira formada por atletas da Unisanta.

Em entrevista ao Santa Portal, Mafe explicou que começou no esporte graças ao incentivo dos pais. A carioca praticou diversos esportes até escolher a natação. “A natação foi por segurança de não se afogar e perda de peso”.

A atleta ainda disse que começou a pensar na natação como uma profissão cedo e que o esporte molda a sua personalidade. 

“Comecei a dar tudo de mim nos treinos e amar sair exausta, sabendo que dei o meu máximo e me sentia bem com isso, quando comecei a parar de fazer coisas que estava acostumada pelo simples fato de poder prejudicar meu rendimento. O esporte me tira da minha zona de conforto, me desafia de muitas maneiras boas e ruins e acaba influenciando minha vida pessoal e uma parte da minha personalidade foi e é moldada por ele”.

Mafe ainda ressaltou a importância deste grande número de atletas da Unisanta que vão para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, e como esse apoio ao esporte é essencial para a Baixada Santista. 

“Estamos conquistando nosso espaço, mostrando que temos compromisso, somos um time forte, e cada vez mais sendo valorizados. Oito atletas convocados para os Jogos Olímpicos, representando Santos, só mostra o quanto podem apoiar o esporte. Que as pessoas possam investir e se enxergar no cenário futuramente, que o sonho de muitos atletas mirins possam ser realizados como o meu está prestes a realizar”.

A nadadora ainda revelou as suas principais inspirações no esporte: Michael Phelps, Kobe Bryant, Rafaela Silva e Ana Marcela Cunha.

“Assisto até hoje os documentários e entrevistas do Michael Phelps, são incríveis e te ensinam maneiras de pensar e passar por momentos difíceis no esporte. O Kobe Bryant sempre deixou claro a importância da disciplina e constância no treinamento, esforço, dedicação, são pautas frequentes. A Rafaela Silva é uma atleta de perseverança enorme, de uma constância incrível. Com a Ana Marcela Cunha pude ver de perto a atleta que é, e não tenho como descrever como ela lida diariamente com os treinos e rotinas exaustivas. É uma atleta de perseverança e constância”.

Os Jogos Olímpicos de Paris começam no próximo dia 26, mas as provas de Mafe serão nos dias 27, 28 e 1 e 2 de agosto.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.