Funeral de Elizabeth II na Abadia de Westminster reúne líderes do mundo todo
Por Ansa Brasil em 19/09/2022 às 08:00
O caixão da rainha Elizabeth II chegou na Abadia de Westminster, em Londres, para uma cerimônia fúnebre que reúne dezenas de líderes do mundo todo, incluindo os presidentes Joe Biden e Jair Bolsonaro.
Coberto pelo estandarte da monarquia e pela coroa e pelo cetro da soberana, o esquife foi levado até a igreja por membros de honra da Guarda Real, seguido pelo rei Charles III, pela rainha consorte Camilla e por outros membros da realeza.
Os príncipes George, nove anos, e Charlotte, sete, segundo e terceiro na linha de sucessão do trono britânico, também estão na abadia, ao contrário de seu irmão mais novo, Louis, de quatro anos. Esse é o primeiro evento da longa despedida da rainha com a presença dos dois filhos mais velhos de William e Kate.
Com um reinado de pouco mais de sete décadas, Elizabeth II foi a monarca mais longeva da história do Reino Unido e faleceu no último dia 8 de setembro, aos 96 anos.
Seu velório em Londres, encerrado na manhã desta segunda-feira (19), reuniu dezenas de milhares de súditos e provocou filas quilométricas de até 24 horas de espera nas margens do rio Tâmisa.
O ofício do funeral está a cargo da Igreja Anglicana, da qual Elizabeth II foi chefe nominal durante todo o seu reinado, com liturgia presidida pelo reverendo David Hoyle, reitor da abadia. Já o sermão foi confiado ao arcebispo da Cantuária e primaz anglicano, Justin Welby.
Também estão previstas orações ecumênicas por parte de dignitários de outras confissões cristãs, como o arcebispo católico de Westminster, Vincent Nichols.
Após o funeral, o caixão da rainha seguirá em cortejo até o Castelo de Windsor, onde haverá um funeral privado na Capela de São Jorge. O corpo de Elizabeth II será sepultado na cripta real ao lado de seu marido, o príncipe Philip, morto em 9 de abril de 2021, aos 99 anos.