Municípios da Baixada Santista distribuem Implanon com recursos próprios
Por Anna Clara Morais em 10/10/2025 às 06:00
O Ministério da Saúde recebeu as primeiras unidades do implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel, o Implanon, para serem distribuídos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Baixada Santista, os municípios ainda não obtiveram acesso a essa remessa, no entanto, a maior parte das cidades já faz a oferta por conta própria.
Em Santos, Bertioga, Guarujá e Cubatão, o dispositivo é oferecido na rede pública de saúde para grupos específicos de mulheres. As outras cidades ainda aguardam o envio do Ministério da Saúde.
O Implanon, de acordo com a ginecologista e obstetra, Vivian Macedo Gomes Marçal, é um um pequeno implante colocado sob a pele do braço que libera o hormônio etonogestrel, que tem como função evitar a gravidez de forma eficaz e prolongada, por até três anos.
“Ele atua de duas formas principais: impede a ovulação e espessa o muco do colo do útero, dificultando a passagem dos espermatozoides. Dessa forma, a proteção é muito alta, com eficácia acima de 99%”, explica.
Ainda segundo a médica, a oferta pelo SUS é fundamental, pois trata-se de um método seguro, eficaz, que não depende da lembrança diária da mulher e pode ser retirado a qualquer momento, com rápida volta da fertilidade.
“Principalmente para mulheres em situações de maior vulnerabilidade ou dificuldade de manter outros métodos. Isso contribui para reduzir gestações não planejadas, fortalece a autonomia da mulher e traz impacto positivo para a saúde pública”, conclui.
Implanon nos municípios
Santos
Antes do Ministério da Saúde fornecer o implante subdérmico contraceptivo de alta duração, Santos já oferecia o dispositivo em sua rede. Inicialmente para grupos mais específicos e, desde o ano passado, para um grupo maior, incluindo adolescentes com gestação anterior.
São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informou que o Município ainda não recebeu o contraceptivo implanon do Ministério da Saúde e aguarda as devidas orientações. A aquisição do implante é realizada através de emenda parlamentar.
Os munícipes têm acesso a ele, por meio dos mutirões, voltados para adolescentes de 15 a 17 anos, tanto na Área Insular quanto na Continental da cidade. Atualmente, estão abertas as inscrições para o 6º Mutirão. As inscrições vão até dia 6 de outubro, e podem ser realizados pelo link no site da prefeitura.
Outro modo de acesso é realizado por um protocolo instituído na Cidade, que são para: adolescentes de 15 a 19 anos que já tiveram filho, profissionais do sexo, usuárias de drogas, moradoras de rua e mulheres vivendo com HIV.
Para estar apta, a munícipe passa por uma consulta na Unidade de Saúde da Mulher, onde são apresentados e discutidos os diversos métodos contraceptivos disponíveis.
Praia Grande
A Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande informou que aguarda o envio do implanon por parte do Estado.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá informou que ainda não foi notificada pelo Ministério da Saúde sobre o envio de novos lotes de implanons ao Município. O contraceptivo segue disponível na rede municipal por meio de recursos próprios, sendo destinado a adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social. As solicitações podem ser realizadas em qualquer uma das 21 unidades de saúde.
Cubatão
A Secretaria de Saúde de Cubatão oferece o Implanon por meio de recursos próprios por meio do Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Para obter o insumo, a mulher deve se enquadrar em uma destas condições: adolescentes até 19 anos, 11 meses e 29 dias; multiparas (quatro ou mais gestações), profissional do sexo, paciente em tratamento HIV, tuberculose, saúde mental e em uso de talidomida.
Bertioga
Segundo a Secretaria de Saúde, Bertioga possui o Implante Implanon desde novembro de 2021, quando a Pasta adquiriu o Implante por meio de emenda parlamentar. Hoje, os Implantes são inseridos por todas as unidades de estratégias de saúde da família, Centro Especializado em Saúde da Mulher e Hospital Municipal de Bertioga, conforme protocolo do município.
Mongaguá
Até o momento, o município de Mongaguá ainda não recebeu unidades do implante contraceptivo Implanon. Não há previsão definida sobre a chegada do insumo ou a quantidade que será enviada.
Assim que o dispositivo estiver disponível, as equipes de todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) serão treinadas para sua aplicação.
Itanhaém
A Secretaria de Saúde de Itanhaém informou que, até o momento, ainda não recebeu nenhuma unidade do implante contraceptivo implanon e segue no aguardo de posicionamento do Ministério da Saúde.
Peruíbe
A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que atualmente o implante contraceptivo está disponível exclusivamente no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para pacientes vivendo com HIV, conforme protocolo vigente do Programa de Atenção Nacional (PAN).