GBMar registra três mortes, três desaparecimentos e dois resgates nas praias da região
Por Santa Portal em 14/04/2024 às 08:00
Três mortes e três pessoas desaparecidas. Esse foi o saldo trágico nas praias da Baixada Santista ao longo do sábado (13). De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), foram nove ocorrências ao todo. Os casos aconteceram em Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e Guarujá.
Na ocorrência de Itanhaém, uma família de turistas de Embu das Artes acabou sendo arrastada por uma corrente de retorno. André Gomes dos Santos, de 38 anos, morreu. Seu filho de 13 anos, e o sobrinho, de 14 anos, foram resgatados pelo GBMar.
O adolescente, de 14 anos, conseguiu sair do mar por conta própria, enquanto o filho de André foi ajudado por populares que estavam no local e pelos guarda-vidas (GVs). O pai submergiu e alguns minutos depois voltou à superfície, sendo resgatado pelos GVs que executaram as manobras de Reanimação Cardiopulmonar. Em seguida, eles transportaram as três vítimas até o pronto-socorro. Após tentativas dos médicos, foi contatado o óbito do homem por afogamento de grau 6.
Em Mongaguá, outro turista se afogou enquanto se banhava no mar. Adalberto da Silva, de 57 anos, morreu de parada cardiorrespiratória ao se afogar em frente ao quiosque da Avenida Mario Covas Júnior, por volta das 8h38. Ao seu socorro, foram enviadas três embarcações que o retiraram no mar e o levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Agenor Campos, mas o morador de Várzea Paulista não resistiu e morreu.
Praia Grande foi a cidade que registrou o maior número de ocorrências neste sábado (13). Apesar de não ter tido nenhum óbito, o GBMar informou o desaparecimento de três pessoas. O primeiro deles, foi o de Lucas de Jesus Moreti, de 22 anos, morador de São Paulo, que se afogou na praia do Balneário Maracanã, próximo ao Terminal Turístico. Viaturas e embarcações foram deslocadas para as buscas, mas até o momento, o jovem não foi encontrado.
Ainda em Praia Grande, na Vila Tupi, um adolescente, de 13 anos, também está desaparecido. De acordo com o GBMar, ele e um amigo de 14 anos apostaram uma corrida para entrar no mar, no entanto, os jovens caíram em um buraco, do qual apenas o adolescente de 14 anos conseguiu escapar. A vítima também é moradora de São Paulo.
Outro desaparecimento foi confirmado entre o bairro Tupy e Aviação, em Praia Grande. O GBMar não forneceu mais detalhes sobre esta ocorrência.
Por fim, mais uma morte foi registrada na região, desta vez, em Guarujá. Uma mulher, de aproximadamente 40 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória na praia das Pitangueiras. O GBMar informou que a vítima se afogou por volta das 12h30 e foi retirada do mar já inconsciente. Logo os guarda-vidas identificaram a parada cardiorespiratória e começaram as manobras de reanimação ainda na faixa de areia.
Após 15 minutos, a vítima foi socorrida para o Hospital Santo Amaro, mas não resistiu e morreu.