Santos precisa de vitória sobre o Cruzeiro para garantir vaga na Copa Sul-Americana

Por Rodrigo Martins em 06/12/2025 às 12:00

Léo Piva/Divulgação Santos FC
Léo Piva/Divulgação Santos FC

O Santos depende apenas de si mesmo não só para afastar o fantasma do rebaixamento, como para conquistar uma vaga na próxima Copa Sul-Americana. Se um empate com o Cruzeiro, neste domingo (7), na Vila Belmiro, deve selar a permanência na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, uma vitória sobre a Raposa levará o Peixe de volta a disputa de uma competição internacional.

Isto porque, com 44 pontos, o Alvinegro Praiano é o 14º colocado da Série A. Atualmente, a última vaga para Sul-Americana vai até o 13º lugar no campeonato nacional. No entanto, como Vasco (12º colocado) e Atlético-MG (13º), ambos com 45 pontos, se enfrentam na última rodada do Brasileirão, de qualquer forma o Santos terminará na frente de pelo menos um deles em caso de vitória sobre o Cruzeiro – pode ficar acima dos dois caso haja um empate no duelo marcado para a Arena MRV.

O Peixe pode garantir uma vaga na Sul-Americana até mesmo se não vencer o time mineiro em casa. Como os quatro semifinalistas da Copa do Brasil – Cruzeiro, Corinthians, Fluminense e Vasco – estão dentro do G-13, com um deles sendo campeão do torneio de mata-mata, automaticamente uma nova vaga se abriria para a Sula, via Campeonato Brasileiro.

Mas, para que isso ocorra, os santistas teriam que torcer para que Ceará, Fortaleza e Vitória não ganhem suas partidas na última rodada do Brasileirão.

Cenários pela permanência

Na última rodada, prevista para domingo, uma vitória sobre o Cruzeiro, na Vila Belmiro, sacramenta a permanência do Santos na Série A sem depender de outros resultados.

Em caso de empate, o Alvinegro Praiano precisará torcer para que o Vitória não derrote o São Paulo, no Barradão, pela incrível diferença de 10 gols de saldo. Isto porque, o Rubro-Negro tem um saldo de -18, enquanto os santistas possuem um saldo negativo de 8 gols.

Mas, caso o Vitória consiga essa missão quase impossível, o Peixe ainda poderá seguir na primeira divisão caso o Ceará não derrote o Palmeiras no Castelão ou o Fortaleza não vença o Botafogo no Engenhão.

Caso seja derrotado pelo Cruzeiro, o Santos precisará torcer para que o Vitória não ganhe do Tricolor Paulista, para que o Vozão não derrote o Verdão e que o Fortaleza não supere o Glorioso no Rio de Janeiro. Além disso, precisaria torcer para que o Internacional-RS não aplicasse uma goleada sobre o Red Bull Bragantino no Beira-Rio. Com um saldo de -15, o Colorado teria que tirar sete gols de diferença no saldo para o clube praiano.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.