Defesa Civil disponibiliza ajuda humanitária a Mongaguá após chuvas
Por Santa Portal em 23/01/2026 às 06:00
A Defesa Civil do Estado de São Paulo confirmou a liberação de materiais de ajuda humanitária em Mongaguá, no litoral paulista. A medida atende a uma solicitação emergencial da Defesa Civil Municipal e visa oferecer suporte direto às famílias afetadas pelas recentes instabilidades climáticas na região. O objetivo central da ação é garantir o atendimento básico e minimizar os transtornos causados à população local. Peruíbe também foi contemplada.
De acordo com o levantamento apresentado pelo município, o Governo do Estado fornecerá 117 unidades de cada item essencial. O pacote de socorro inclui cestas básicas, kits de higiene pessoal, kits de limpeza doméstica, além de kits dormitório (com colchões e cobertores).
Além dos itens da Defesa Civil, a operação conta com o apoio do Fundo Social de São Paulo. A parceria garantiu o envio de 20 fardos de água mineral, além de seis caixas contendo roupas masculinas, femininas e infantis. Também foram incluídos calçados e uma caixa de brinquedos para as crianças que vivem nas áreas mais impactadas.
Uma novidade importante nesta remessa é o amparo aos animais de estimação. A ajuda humanitária inclui sacos de ração para cães e gatos. A própria prefeitura realizará a retirada de todos os materiais no Centro de Distribuição do Fundo Social de São Paulo, na Capital, para agilizar a entrega nos bairros.
O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), também confirmou o envio de 300 quilos de alimentos por meio do Fundo Social de Solidariedade de Santos para auxiliar as famílias afetadas.
Situação de emergência
A admnistração municipal decretou nesta quarta-feira (21) situação de emergência nas áreas afetadas por chuvas intensas, após registrar mais de R$ 2 milhões em prejuízos apenas em equipamentos municipais das áreas da Educação, esportes, turismo e da Saúde. Das 38 unidades de ensino do município, 32 foram afetadas.
O processo de reconhecimento federal do decreto está em andamento. Com a homologação, será possível agilizar procedimentos burocráticos e viabilizar contratações emergenciais para a limpeza de valas, galerias e bocas de lobo.
Paralelamente, o município busca reativar junto ao Governo do Estado um convênio que, segundo o secretário de Governo, pode permitir novamente a utilização de uma máquina anfíbia para a limpeza do Rio Mongaguá.
Abrigo
Em decorrência das chuvas registradas na segunda-feira (19), o abrigo emergencial acolheu 44 pessoas. Outras cerca de 500 famílias, que também tiveram suas residências atingidas, continuam com problemas com água dentro de casa, mas optaram por permanecer no local por receio de saques.
Nesta quinta-feira, as últimas famílias que estavam no abrigo emergencial instalado no Ginásio de Esportes de Agenor de Campos — um total de 10 pessoas, sendo sete adultos e três crianças — retornaram para suas casas após o almoço, com a descida das águas na Vila Atlântica.
Quem quiser colaborar com as famílias afetadas pode doar itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e mantimentos no Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua Rui Barbosa, nº 150, esquina com a Avenida São Paulo, no Centro