Ao som de Luiz Gonzaga, Amazonense casará Lampião e Maria Bonita em seu desfile
Por Rodrigo Cirilo em 30/01/2024 às 06:00
A Mocidade Amazonense contará os preparativos, a cerimônia e a ‘festança’ do casamento entre os cangaceiros Lampião e Maria Bonita em seu desfile, na segunda noite do Santos Carnaval 2024, em 3 de fevereiro. Na história fictícia, outras figuras nordestinas estarão na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, como o padre Cícero, que celebrará a troca de alianças, e Luiz Gonzaga, responsável pela trilha sonora.
“O desfile se passa em um único dia, que nunca existiu. Com isso, faremos uma grande brincadeira na avenida. A escola sempre se deu muito com proposta de enredos lúdicos, tenho certeza que esse não será diferente”, explica o diretor-geral de Carnaval Renan Carvalho.
Com dois títulos em Santos, a representante do Guarujá carrega boas expectativas de fazer uma grande apresentação. Para isso, o dirigente explica que a Amazonense driblou as dificuldades e investiu aproximadamente R$ 500 mil para colocar 1.100 mil componentes, 13 alas e três alegorias em seu desfile.
“A maior dificuldade é a falta de tempo e de dinheiro, mas somos guerreiros e faremos um dos melhores desfiles da história da agremiação”, afirma.
O samba-enredo Um dia pra lá de arretado! é uma composição de Lello Garoto, Ademir Poeta, Caraúba, Fernando Negrão, Gustavo Santos, Joãozinho Oliveira, Edirley Fernandes, Lúcio Nunes e Toninho 44. Já os intérpretes oficiais são Freddy Vianna e Ricardo Jacaré.
No ritmo da bateria Feitiço da Ilha, do Mestre Pepeu, a escola realiza seus ensaios às terças e quintas, às 20h, na Rua Francisco Alves, 72 – Vicente de Carvalho, em Guarujá. “Cantem e brinquem com a Mocidade Amazonense”, convoca.
Samba-enredo
Amor cangaceiro, “danado de bão”
Maria Bonita e Lampião
Eita “feitiço” que arrepia essa gente
Arrasta-pé, Mocidade Amazonense!
Um dia pra lá de arretado …
“Ô diacho”, é rebuliço no sertão
Desde cedo, tem buxixo e correria
“Arre égua”, quem diria…
O temido capitão vai se casar!
Ê maria, a flor mais bela
Que brotou do chão rachado
É paixão que faz até chover
E o coração do cabra macho estremecer!
Bate o sino na capela
Asa branca a tocar,
Virgulino, todo prosa,
Se ajeita no alta …
Padim Ciço abençoou
E o povo aplaudiu:
Aquele beijo o cangaço nunca viu!
Depois do “sim” virou festança
Meu deus do céu, que comilança!
“Anarriê” pra ninguém ficar parado
No baião e no xaxado, até o dia clarear!
Das mãos de vitalino
O retrato nordestino
Se perguntar: como é que foi o fim ?
Vixe Maria, eu só sei que foi assim!
Carnaval 2024
O Santos Carnaval 2024 acontecerá nos dias 2 e 3 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Padre Paulo, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas pelo Grupo de Acesso. Na sequência é a vez das agremiações Unidos da Zona Noroeste, União Imperial, X-9 e Real Mocidade, como Grupo Especial.
Já no sábado, segundo dia de folia, a sequência será Imperatriz Alvinegra, Império da Vila e Dragões do Castelo pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilam Independência, Unidos dos Morros, Amazonense, Sangue Jovem e Brasil.
Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 28 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfile com comentaristas, ficando por dentro do que acontece na arquibancada, concentração e dispersão, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do Grupo Especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelo Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações.
A transmissão do Carnaval de Santos pela Santa Cecília TV tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Santos, Proplastik, Plano Santa Saúde, Capazzo Saúde & Bem Estar, Akai Cosméticos & Magazine, Leven e Casino Monte Serrat.