Com grande campanha no sub-12, Jabaquara vai ampliar categorias de base
Por Adriano Bastos em 15/11/2024 às 13:00
Membro fundador da Federação Paulista de Futebol (FPF), o Jabaquara tem investido bastante nas categorias de base. Atualmente, possui equipes do sub-10 até o sub-20, mas a partir do próximo ano incluirá o sub-8 e o sub-9. E os resultados já aparecem. Na atual temporada, o Jabuca já alcançou as oitavas de final do Campeonato Paulista Sub-12, um feito inédito para o clube.
Para o diretor de base do Jabaquara, Daniel Aquino, a estrutura do Jabaquara ajuda na progressão dos resultados das categorias inferiores.
“Primeiro, a estrutura que a gente consegue dar. Segundo, os resultados que a gente vem tendo nas competições. Agora, o Sub-12 acabou de passar para as oitavas de final do Paulista. Isso tudo na primeira divisão. E a saída de jogadores para outros clubes maiores também atrai novos talentos. Isso que atrai mais os jogadores para o clube do Jabaquara para fazer uma avaliação, para estar na equipe”.
De acordo com Aquino, o Jabaquara é beneficiado por estar na Baixada Santista, que é um celeiro de grandes talentos.
“Tem vários jogadores com vontade de ser um dia um grande jogador de futebol. Aqui na região já surgiram grandes nomes como Pelé, Diego, Neymar, entre outros por aí a fora. Muitos também passam pelo Jabaquara”.
Aliás, o procedimento para cada categoria é diferente. Aquino explica que quanto maior o jogador, mais chances de chegar por indicação.
“Os maiores já vêm por indicação, por um vídeo, atletas de outras cidades. E os menores passam por uma avaliação física. A maioria consegue ficar no clube para a gente ver se tem uma evolução e continua a subir de categoria dentro do Jabaquara mesmo”.
Em busca de novos talentos para a base do Jabaquara
Apesar de não ter parceria com outros clubes da primeira divisão, Aquino garante que muitos talentos se transferem para outras equipes.
“Parceria fixa não tem, mas tenho muita liberdade aqui no Santos porque o gerente que está lá hoje trabalha comigo no Jabaquara. E outros clubes que a gente procura também, o Atlético Goianiense, o Criciúma, o Sport. Aliás, a gente tem vários jogadores lá, eles procuram e se corresponderem, eles levam para os clubes maiores”.