Peruíbe registra seis casos de intoxicação por mariscos
Por Santa Portal em 22/08/2024 às 20:00
Seis casos de intoxicação alimentar relacionados ao consumo de mariscos foram registrados em Peruíbe. De acordo com as informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), os indivíduos afetados não precisaram de internação e estão em bom estado de saúde, se recuperando em casa.
Peruíbe foi uma das cidades identificadas pelos técnicos do governo estadual com alta concentração de microalgas tóxicas, fator que está diretamente relacionado aos casos de intoxicação. Além de Peruíbe, Praia Grande e Itanhaém, na Baixada Santista, também apresentaram níveis elevados dessas microalgas.
Em paralelo, o Governo de São Paulo anunciou a liberação da retirada de moluscos bivalves — como mariscos, mexilhões e ostras — em outras regiões do litoral paulista, incluindo Cigarras em São Sebastião, Itapema em Ilhabela, e Itapitangui e Porto Cubatão em Cananéia, onde as condições de cultivo são consideradas seguras.
As autoridades de saúde estão monitorando a situação de perto e orientam os consumidores a terem cautela ao ingerir mariscos e outros frutos do mar, especialmente em áreas com histórico recente de contaminação.