Itanhaense conserta e doa cadeira de rodas após necessidade
Por #Santaportal em 08/10/2015 às 18:30
ITANHAÉM – O “amor ao próximo” é praticado pela itanhaense Maria Aparecida da Silva, paciente do Centro Municipal de Reabilitação (CMR) de Itanhaém desde 2008, onde faz fisioterapia e aulas de música. Após sofrer o terceiro acidente vascular cerebral (AVC), ela começou a receber e doar a quem precisa cadeiras de rodas, andadores, muletas e cadeiras de banho.
“Fiquei quase um ano em uma cadeira de rodas após o AVC que me deixou por algum tempo em cima de uma cama, e também vi no CMR que muitas pessoas precisam disso e algumas vezes não tem como adquirir. Se eu tivesse esse auxílio, o médico me disse que eu não teria ficado com seqüelas”, explica ela, que teve o pé direito comprometido após o ocorrido.
A partir de uma parceria com o CMR e Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), Maria Aparecida recebe doações em sua residência. Ela mesma fica responsável por lixar os que precisam de uma reforma e os entrega em bom estado àqueles que a procuram. “Eu não empresto, eu dôo. Mas já aviso que aquilo é uma doação para que saibam que quando não precisarem mais, eles podem devolver para mim porque sabem que muita gente irá precisar, assim como eles precisaram um dia. Quando a gente doa com o coração aberto, o gesto volta pra gente”, enfatiza Maria Aparecida.
Em apenas dois meses, já foram 15 doações e muitas histórias. “Uma vez doei uma cadeira de rodas para o filho de um rapaz que me falou que se ele tivesse pago não teria sido tão bem tratado. E isso pra mim foi a melhor coisa porque o que faço é um desenvolvimento social sem fins lucrativos. Pra mim é muito gratificante poder ajudar”.
Ela lembra também que qualquer pessoa pode doar. “Muitas vezes um idoso que usava cadeira de rodas falece e a família não sabe o que fazer com o equipamento, ou até alguém que já está recuperado e não precisa mais, pode fazer a doação porque com certeza estará ajudando alguém que também tem esta necessidade”.
Colaboração
Qualquer pessoa que quiser ajudar, basta ligar para o telefone (13) 3424-2644. Caso não haja como levar ao local, Maria Aparecida tem uma parceria com uma empresa de frete que retira os equipamentos na residência do doador. A EMAD também recebe doações de cama hospitalar, aspirador, nebulizador e demais equipamentos. Para isso, basta entrar em contato com o local pelo telefone (13) 3426-2078.