Itanhaém também não irá retomar atividades presenciais este ano
Por #Santaportal em 26/08/2020 às 09:52
EDUCAÇÃO – Depois de Cubatão e Praia Grande anunciarem que não irão retomar as aulas presenciais na rede pública de ensino, em 2020, foi a vez da Prefeitura de Itanhaém divulgar a decisão. O anúncio foi feito na última terça-feira (25), pelo prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB), durante uma live realizada nas redes sociais.
Segundo o prefeito, o adiamento do retorno das atividades presenciais para o próximo ano, ocorre após pesquisa realizada com os pais de mais de 20 mil crianças matriculadas na rede pública. Na Cidade, há hoje 51 unidades de ensino e outras três conveniadas.
Nós organizamos uma série de estudos com nossa equipe pedagógica. Houve uma discussão muito importante com cada setor da sociedade. A nossa preocupação, em primeiro lugar, é com a vida das pessoas, afirmou.
De acordo com Marco Aurélio, o levantamento realizado com pais e responsáveis indicou que quase 80% não se sentem seguros em retomar as atividades presenciais esse ano.
Levando em consideração as recomendações médicas, a questão logística, a opinião dos pais e responsáveis, opinião dos gestores em educação, opinião dos nossos professores e a nossa opinião, estamos anunciando, então, que as aulas nas unidades escolares da cidade de Itanhaém, de forma presencial, não ocorrerão no exercício de 2020″, disse o chefe do Executivo.
O prefeito ainda afirmou que neste momento, a Administração Municipal deverá focar no fortalecimento do trabalho de atividades virtuais. A Secretaria de Educação já realiza a discussão para o calendário educacional de 2021, que deve contemplar reforço escolar, manutenção dos conteúdos pedagógicos essenciais de 2020 de forma reforçada, além de acolhimento emocional e apoio pedagógico a todas as crianças.
“Ano que vem, sem sombra de dúvidas, todo o tempo perdido no que diz respeito ao conteúdo educacional será retomado”, declarou.
Cubatão e Praia Grande
Em Cubatão, a decisão de não retomar as atividades presenciais esse ano foi tomada após pesquisa realizada com os pais dos alunos matriculados na rede pública. Segundo a Secretaria de Educação, 75% afirmaram que não sentem segurança em voltar para a escolar. Os detalhes do calendário de 2021 ainda serão definidos.
Praia Grande também irá manter as aulas virtuais até o término do ano letivo. A decisão foi tomada após uma pesquisa com 22 mil pais e responsáveis apontar preferência pela continuação das aulas on-line.
Na região, os outros municípios ainda avaliam se irão retornar as atividades presenciais ou se irão manter o ensino a distância, durante a pandemia.
Em Santos, uma pesquisa realizada com os pais de alunos matriculados na rede pública de ensino também indicou que 80% não querem que as aulas presenciais ocorram este ano. No entanto, a Cidade ainda não definiu se irá manter o formato a distância até o final do ano.
Na última quarta-feira (19), o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), afirmou que os municípios teriam autonomia para decidir se voltariam a ter aulas presenciais na rede de ensino ou se o formato se manteria a distância.
A Secretaria de Educação de São Paulo autorizou a volta presencial das escolas públicas e privadas a partir do dia 8 de setembro, desde que as regiões onde as escolas estão localizadas estejam na Fase Amarela há pelo menos 28 dias. Além disso, deve-se obedecer a um número máximo de alunos por sala de aula.