Itanhaém cria site para denunciar focos do Aedes Aegypti
Por Santa Portal em 26/07/2022 às 11:30
Os focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, é uma preocupação para a população de forma geral. Somente em 2021, Itanhaém registrou 995 casos de dengue. Foi pensando em diminuir esses danos que a Prefeitura criou uma ferramenta online para reclamações de locais com foco do mosquito.
A denúncia pode ser feita pelo cidadão, (neste site) de forma identificada ou anônima, mas deve informar o motivo da queixa e endereço completo do local, se possível com ponto de referência.
A iniciativa tem como objetivo unir esforços para reduzir a infestação do mosquito no período favorável à sua proliferação. Podem ser denunciados terrenos baldios (com recipientes que acumulem água parada), casas de acumuladores, ou que contenham caixas d’água destampadas, como também piscinas sujas que possam contribuir para proliferação das doenças. Todas as demandas serão registradas e encaminhadas ao departamento de Controle de Endemias da Vigilância Sanitária para a fiscalização e possíveis punições.
Arbovirose
São as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por insetos (principalmente mosquitos) e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Zika e Chikungunya. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos pelo Aedes aegypti.