Criança sai da creche e é encontrada na rua em Itanhaém
Por Laila Aguiar em 03/08/2022 às 11:50
Uma criança, de um ano e seis meses, foi encontrada fora da creche por uma moradora de Itanhaém. A Creche Felipe Lobo Garcia Mendes, localizada na Rua Maria Vitória de Araújo Bering, só percebeu a ausência da criança após a contagem dos alunos na hora do lanche. O fato aconteceu na última quinta-feira (28). A criança frequentava a escola desde fevereiro desse ano.
Alessandra Pestana, comerciante e mãe da criança, está abalada e solicitou que a advogada fosse a porta-voz do ocorrido.
Segundo Caroline Agostinho Sarmento, advogada, a criança teria saído por um portão que estava com problemas na fechadura. “Uma das portas que dava acesso a saída da escola estava sendo fechada por uma cadeira. O portão onde a criança saiu estava com os trincos quebrados e não estava fechando”.
A responsável teria sido informada do ocorrido quando foi buscar a filha na creche, por volta das 11h30min. “A coordenadora da escola, chamou a mãe e relatou que a criança havia escapado do raio de alcance da visão da cuidadora e passou pelo portão que dá acesso a rua sem que fosse notada. Porém, a coordenadora tentou minimizar o ocorrido, dizendo que logo a aluna foi alcançada na calçada da creche”, relata a advogada.
Após saber do ocorrido a mãe ficou muito nervosa e precisou ser internada na UPA de Itanhaém, onde foi medicada com tranquilizantes e permanece utilizando calmantes para dormir, tendo constantes crises de choro e ansiedade. A criança não teve nenhum machucado ou problema de saúde.
As imagens das câmeras de monitoramento não foram mostradas para a responsável. A advogada afirmou que a creche disse para a mãe que iriam providenciar as imagens, porém até o momento não disponibilizaram. “Todo tempo informaram que as imagens só iriam aumentar a angústia dela (mãe) e que não precisaria de todo esse alarde”.
A responsável vai entrar com uma ação Indenizatória, em decorrência da responsabilidade civil objetiva do ente público.
O que diz a Prefeitura sobre a saída da criança
A Secretaria de Educação informa que foi aberto um processo administrativo para apuração dos fatos. As imagens do sistema de monitoramento interno serão utilizadas neste procedimento, portanto, sua disponibilização está limitada apenas aos órgãos de segurança.
A Secretaria informa, ainda, que a referida unidade de ensino conta com quadro completo de servidores, e que está realizando chamamento através de concurso público para que as escolas e creches tenham servidores volantes, em caso de falta.
Nesta semana, por meio da parceria com o Governo do Estado, 500 participantes do programa Bolsa do Povo foram encaminhados para auxiliarem os trabalhos nas escolas.
Cabe ressaltar que não houve demissão de servidores, e sim, o remanejamento para outro local de trabalho em decorrência do processo administrativo aberto para apuração do ocorrido.