Baixada Santista: 23 mil famílias precisam atualizar o CadÚnico

Por Laila Aguiar em 21/07/2022 às 11:00

Atualização CadÚnico
Atualização CadÚnico

As recentes polêmicas envolvendo as filas para a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) em diversas capitais do Brasil fez com que o Governo Federal prorrogasse o prazo para mudanças cadastrais até 12 de agosto. A regularização da situação é importante para evitar a o cancelamento no Programa Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Na Baixada Santista, 23.573 famílias aguardam para fazer a atualização cadastral. Em Praia Grande são 4.600 famílias, em Itanhaém 8.800, Guarujá 9.782, Bertioga 379 e 12 em Santos. Peruíbe informou que não tem famílias aguardando a atualização.

Existem dois casos de regularização do cadastro, a primeira seria a revisão cadastral para famílias que atualizaram seus cadastros em 2016 e 2017. O segundo caso seria a averiguação cadastral, que é o caso das famílias que tenham discordância de dados preenchidos.

Em entrevista ao Bom Dia Cidade de segunda-feira (18), a Chefe do Departamento da Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social de Santos, Samanta Lima Venâncio, afirmou que as famílias estão procurando resolver as suas pendências no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

“Hoje para a averiguação cadastral, a grande maioria das famílias já está procurando o Cras para atendimento, pois elas estão desde março com seus programas ou benefícios bloqueados”, relatou.

As famílias podem saber se precisam fazer a atualização e qual a sua situação (averiguação ou revisão) por meio do aplicativo do Cadastro Único.

Saiba fazer o atendimento do CadÚnico na sua cidade

Praia Grande informou que os moradores podem agilizar as atualizações entrando em contato via WhatsApp pelos números (13) 99616-6050 ou (13) 98100-7480. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Santos informou que para atualizar as informações os usuários precisam acessar o aplicativo ou procurar o Cras de referência do seu bairro, de segunda à sexta, das 8h às 17h. Além disso, desde o último dia 2, as equipes dos Cras têm organizado atendimentos aos sábados em territórios com maior demanda. Ainda segundo a prefeitura, não há lista de espera para a realização da averiguação cadastral e o agendamento tem sido em média para cerca de 20 a 40 dias.

Em Bertioga, os agendamentos podem ser feitos de maneira física ou por telefone, nas Vilas do Bem Centro e Boraceia. De acordo com a prefeitura, todos que procuram o serviço estão conseguindo agendamento e atendimento. A prefeitura também oferece mutirões periódicos pelo Município.

Itanhaém está com as agendas abertas, com exceção do Cras América, que pontualmente realiza ações de mutirão considerando o volume de agendamentos.

Guarujá informou que os atendimentos estão concentrados no posto fixo do Cadúnico, que fica na Casa de Assistência Integrada-CAI (Avenida Adhemar de Barros, 656 – Santo Antônio). Os agendamentos são realizados de segunda a sexta, das 9 às 16 horas. 

Em Peruíbe, os beneficiários podem fazer a atualização nos dois Cras da cidade e na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O horário de atendimento é das 9h às 15h.

São Vicente, Cubatão, Mongaguá não responderam as nossas solicitações até o momento. Assim que tivermos um posicionamento, atualizaremos o texto.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.