Às vésperas do Carnaval, Baixada Santista tem 19% de suas praias impróprias para banho
Por Santa Portal em 09/02/2024 às 16:00
A Baixada Santista tem 27 praias com águas impróprias para banho às vésperas do Carnaval. O número representa 19% das praias monitoradas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que divulgou um novo boletim de balneabilidade nesta quinta-feira (8).
De acordo com o levantamento, Mongaguá é a cidade recordista com suas oito praias com classificação imprópria. O município do litoral sul é seguido por Praia Grande, com quatro bandeiras vermelhas, são elas: as praias do Boqueirão, Vila Mirim, Maracanã e Balneário Flórida.
São Vicente aparece em terceiro no ranking, com três praias impróprias: Milionários, Gonzaguinha e Prainha. Em Guarujá, também há três bandeiras vermelhas: na Enseada, nos trechos da Rua Chile e Avenida Atlântica, e na praia do Perequê.
Em Itanhaém, as praias do Centro, dos Pescadores e do Balneário Jardim Regina receberam classificação imprópria da Cetesb.
Bertioga e Peruíbe têm apenas uma bandeira vermelha: Enseada (no trecho da Rua Rafael Costábili) e a São João, respectivamente.
De acordo com a Cetesb, o parâmetro básico para classificação da balneabilidade das praias é a densidade de coliformes fecais – bactérias presentes em grande quantidade nas fezes humanas e animais.
Alguns fatores podem influenciar na balneabilidade, como a existência de córregos afluindo no mar, condições da maré e ocorrência de chuvas.
A estatal recomenda alguns cuidados que devem ser tomados em relação às águas impróprias. Confira:
- Não tomar banho nas águas das praias que forem classificadas como impróprias
- Evitar o contato com os cursos d’água que afluem às praias
- Evitar o uso das praias que recebem corpos d’água cuja qualidade é desconhecida; após a ocorrência de chuvas de maior intensidade
- Evitar a ingestão de água do mar, com redobrada atenção para com as crianças e idosos, que são mais sensíveis e menos imunes do que os adultos
- Não levar animais à praia