Congresso de Direito Portuário terá resultados em toda a cadeia produtiva, diz CEO
Por Santa Portal em 01/11/2021 às 21:21
O III Congresso de Direito Marítimo e Portuário deve gerar resultados para toda a cadeia produtiva do setor, de acordo com o CEO da Brasil Terminal Portuário (BTP), Ricardo Arten. Ele participa de um dos paineis do evento, e garante que o encontro irá gerar bons frutos para a área portuária.
A BTP é uma das principais operadoras portuárias do Brasil, e atende rotas para o mundo inteiro, além de investir em sustentabilidade e segurança de pessoas e operações. Por isso, Ricardo irá fazer parte do painel “Estabilidade regulatória e segurança jurídica no segmento marítimo e portuário”.
“Nós, desenvolvedores da infraestrutura nacional, como terminal portuário que somos, nós procuramos sempre trazer dois pontos que são importantes para o investidor. Primeiro, logicamente, é o retorno financeiro do investimento, e o segundo é a segurança jurídica, que é o tema deste Congresso”, diz o CEO.
O executivo acredita que o congresso vai gerar resultados positivos para toda a cadeia produtiva. “A expectativa é que essas discussões cheguem até as autoridades, os nossos órgãos controladores, os órgãos reguladores, e eles efetivamente escutem o que o mercado está dizendo sobre esses temas, principalmente a parte de segurança jurídica, que é um tema muito sensível, principalmente na nossa indústria portuária”.
Parceria com a Unisanta
Realizado pela Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM) com parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário acontece nos próximos dias 4 e 5 de novembro.
Marcelo Teixeira Filho, diretor-geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação, ressalta que a instituição sempre esteve ligada às questões do Porto de Santos. “Sempre estamos desenvolvendo projetos, fazendo pesquisas, debatendo por meio do Sistema de Comunicação, no Programa Porto e Negócios, tudo que envolve o maior porto da américa latina e tudo que envolve, principalmente, o Porto de Santos e todos os portos do Brasil”.
Nos dois dias do Congresso, participam autoridades políticas e grandes players do setor portuário, com expectativa que os debates gerem impacto no futuro do Porto de Santos. “Definitivamente, após o evento, isso terá continuidade, teremos diversos assuntos como o futuro do Porto, a burocracia dentro do Porto, a segurança jurídica, que impacta muito no investimento no setor portuário, principalmente no investimento estrangeiro dentro do país”, diz Teixeira Filho.
“Todos esses assuntos serão dialogados com autoridades do setor portuário e político como ministros, autoridades do Ministério da Infraestrutura, Secretaria de Portos e executivos portuários. Além dos debates, faremos diversas pesquisas e, ao final, um relatório que será encaminhado para todas essas soluções serem concretizadas”, completou.
III Congresso de Direito Marítimo e Portuário
As vagas presenciais para a participação presencial do III Congresso de Direito Marítimo e Portuário esgotaram, mas os interessados ainda podem se inscrever para participar de forma online do evento.
O Congresso irá avaliar o passado, discutir o presente e, por ele, traçar estratégias para o futuro do Porto de Santos. O evento, iniciativa da Associação Brasileira do Direito Marítimo (ABDM), será realizado pela Unisanta e Sistema Santa Cecília de Comunicação nos dias 4 e 5 de novembro, no Sheraton Santos Hotel.
Os ingressos custam entre R$ 50,00 e R$ 250,00. No entanto, alunos de Direito da Unisanta não pagam.