Tartaruga-verde volta ao mar após passar mais de sete meses em reabilitação

Por Santa Portal em 17/04/2024 às 16:00

Divulgação/Instituto Gremar
Divulgação/Instituto Gremar

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas), que passou mais de sete meses em reabilitação no Instituto Gremar retornou à natureza na última sexta-feira (12), na Praia do Guaiúba, em Guarujá. A ação faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias das Bacia de Santos (PMP-BS).

O resgate do animal ocorreu em 15 de agosto de 2023, na Ponta da Praia, em Santos, após um munícipe encontrar a tartaruga encalhada e presa em uma rede de pesca. Porém, o material foi retirado antes da chegada da equipe do Gremar ao local.

Após o resgate, a tartaruga foi transferida para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, em Guarujá.

No exame clínico de entrada, foi observada uma grande quantidade de fibropapilomas, distribuídos em vários pontos do corpo, além de uma possível má formação no membro anterior direito e marcas de origem indeterminada no plastrão. Exames posteriores confirmaram um quadro de pneumonia e a presença de resíduo sólido (plástico mole) nas fezes.

O animal foi submetido a diversas cirurgias para remoção dos fibropapilomas, carecendo de mais de sete meses de tratamento para sua total recuperação. Quando os exames apontaram um quadro dentro dos parâmetros da normalidade, a tartaruga-verde foi considerada apta para a soltura.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.