Sirene de alerta é acionada durante temporal e morros são evacuados em Guarujá; VÍDEO

Por Santa Portal em 05/02/2026 às 15:00

Divulgação/Defesa Civil de SP
Divulgação/Defesa Civil de SP

A sirene de alerta remoto instalada na Barreira do João Guarda, em Guarujá, no litoral de São Paulo, precisou ser acionada na manhã desta quinta-feira (5) devido ao forte temporal que atingiu a região. No local, 23 pessoas morreram após os deslizamentos de março de 2020.

As chuvas se intensificaram durante a madrugada e não pararam pela manhã. A cidade registrou um acumulado de 37,2mm e, em 72h, um volume de 106,7mm. Segundo a Defesa Civil, além da Barreira do João Guarda, um alerta extremos foi enviado para o morro da Vila Baiana.

O plano de contingência foi acionado e as famílias que moram no local estão sendo orientadas a saírem de casa em razão do risco iminente de deslizamento de terra. As pessoas foram direcionadas para o abrigo municipal. Na Vila Baiana, houve um pequeno deslizamento de terra, em uma área que já havia sido interditada anteriormente pela Defesa Civil, onde não há pessoas residindo,  pois as moradias já haviam sido desocupadas preventivamente, segundo a Prefeitura.

Além da Barreira do João Guarda e da Vila Baiana, o Morro do Macaco, Morro do Engenho, Morro do Bil são as áreas que exigem maior atenção e estão sendo monitoradas de perto pelas equipes da Defesa Civil, de acordo com a Prefeitura. “Estamos preparando, por precaução, todas as medidas para mitigar efeitos e, principalmente, proteger a vida dos nossos munícipes”, reforçou o prefeito, Farid Madi (Podemos).

A Defesa Civil informou que as famílias permanecerão no abrigo até que o risco seja eliminado. O objeto do plano de contingência é permitir que todas as pessoas estejam seguras caso haja um deslizamento de terra no local.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.