Guarujá registra acumulado de 108 mm de chuvas em apenas três horas

Por Santa Portal em 08/02/2026 às 12:00

Reprodução/Drone News Guarujá
Reprodução/Drone News Guarujá

Guarujá, no litoral de São Paulo, registrou na manhã da última quinta-feira (5) um acumulado médio de chuvas de 108 mm, em um intervalo de apenas três horas. Foram registrados alagamentos em diversos pontos da Cidade, devido ao intenso volume de chuvas em curto espaço de tempo, comprometendo o tráfego de veículos. O nível vigente no Município é de atenção. Não há registro de ocorrências com vítimas.

Por determinação do prefeito Farid Madi os setores da prefeitura providenciaram todas as ações para minimizar os danos causados pela chuva, como o preparo das equipes das secretarias de Operações Urbanas (Seurb), Saúde (Sesau), Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon) e, principalmente os agentes da Defesa Civil.

A Defesa Civil atendeu uma ocorrência de deslizamento de terra no Morro do Engenho, que atingiu três moradias. As casas foram interditadas, os moradores foram encaminhados para a associação de moradores e estão sendo assistidos pela equipe da Sedeas. No total, oito adultos e quatro menores ficaram desalojados. Não houve vítimas.

Houve também o registro de uma queda de árvore na Estrada de Santa Cruz dos Navegantes e no Morro da Vila Baiana houve um pequeno deslizamento de terra, em uma área que já havia sido interditada anteriormente pela Defesa Civil, onde não havia pessoas residindo, pois as moradias já haviam sido desocupadas preventivamente.

Prefeitura disponibilizou os seguintes pontos de apoio à população:

Sirene

Houve o acionamento da sirene de alerta localizada na Escola Municipal Sérgio Pereira, próximo ao Morro da Barreira do João Guarda e, preventivamente, os núcleos locais de Defesa Civil orientaram os moradores a deixarem suas residências e permanecerem nos abrigos até cessar o risco de deslizamentos.

Além do Morro da Barreira do João Guarda, o Morro do Macaco, Morro do Engenho, Morro do Bil e Vila Baiana, são as áreas que exigem maior atenção e estão sendo monitoradas de perto pelas equipes da Defesa Civil.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.