Recém-nascido asfixiado é salvo por médico via videochamada em Guarujá
Por Santa Portal em 17/05/2024 às 11:00
Em Guarujá, uma criança de apenas três dias de vida, que apresentava sintomas de asfixia, foi salva por um médico da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio de uma videochamada.
O profissional orientou a tia do recém-nascido, que ligou para o Samu por volta das 18h30 desta terça-feira (14), a realizar a manobra de Heimlich, utilizada para desobstrução de vias respiratórias. Antes mesmo de a ambulância chegar ao local, o paciente já chorava, indicando que estava bem.
Segundo o médico regulador que realizou o atendimento por vídeo, a familiar estava muito nervosa, dificultando a comunicação por telefone. “Como pai, me coloquei no lugar dela. Então, peguei meu celular e liguei para ela por vídeo”, conta. Foi então que o profissional passou a orientar os primeiros socorros de forma remota.
Ao mesmo tempo, ele enviou duas ambulâncias do Samu Guarujá (uma de suporte básico e outra avançada) até o local do paciente, na Vila Júlia. Porém, antes dos veículos chegarem ao local, a criança já chorava. “O choro é um indicativo de que ele estava bem, porque se consegue chorar, consegue respirar”, explicou o médico.
O recém-nascido apresentava baixa saturação de oxigênio e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enseada, onde recebeu os atendimentos posteriores.
“O atendimento por videochamada foi crucial, mas o treinamento do Samu Guarujá também fez a diferença para conseguirmos salvar a vida esta criança”, contou o médico intervencionista do Samu Guarujá, Henrique Orosco Borges.