Ordem de serviço é assinada e obras do Aeroporto de Guarujá devem começar nos próximos dias
Por Santa Portal em 27/02/2024 às 16:00
Em cerimônia realizada nesta terça-feira (27), a Prefeitura de Guarujá formalizou a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano da cidade. Os trabalhos devem começar nos próximos dias na Base Aérea de Santos, onde ficará o aeroporto.
“É a concretização de um sonho, capaz de liderar um novo ciclo de desenvolvimento, não só para Guarujá, mas como para toda a Baixada Santista”, disse o prefeito Válter Suman, durante o evento realizado no Paço MUnicipa;.
As obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá contemplam a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem e devem se iniciar na primeira quinzena de março. Estão incluídas, também, intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista e sistema de drenagem e, ainda, implantação de cerca operacional; barreiras de proteção de fauna e via interna de serviço no Aeroporto.
O projeto global do Aeroporto contempla um total de quatro fases. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Terracom Construções LTDA, homologada vencedora no último dia 2 de dezembro. A empresa atendeu todas as exigências do edital e custeará as intervenções necessárias, orçadas em R$ 19 milhões, investimento do Governo Federal.
Projeto Aeroporto de Guarujá
— #Santaportal (@Santaportal1) February 27, 2024
Divulgação pic.twitter.com/Q37gEFv5N0
Terminal de passageiros
Após a execução dos serviços, conclui-se a primeira fase e, na sequência, começará a implantação do terminal de passageiros, o que permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).
A esperada concretização deste processo se deu após articulações do prefeito em Brasília, culminando com a assinatura de portaria conjunta do Comando da Aeronáutica (Comaer) e Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), na últimas sexta-feira (23).
O Município dependia deste expediente para lançar a Ordem de Serviço para as obras, uma vez que a Base Aérea é uma área militar. O dispositivo determina as diretrizes do zoneamento do local, segregando as atividades civis e militares.
A portaria, assinada pelo chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, já consta do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, mantido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.